Um bebê de pouco menos de dois anos, que foi resgatado por um helicóptero da Polícia Militar ontem (quarta-feira, 11) à tarde, na BR-376, em São José dos Pinhais, está internado em estado grave, na pediatria do Hospital Evangélico, em Curitiba. A menina foi sedada depois de passar por uma cirurgia e ainda corre rico de morrer.

Segundo a família, ela caiu de um barranco de aproximadamente dois metros, ao lado de casa, no bairro Contenda, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. A família procurou ajuda na praça de pedágio da rodovia que liga Curitiba a Santa Catarina.

Como tinha um ferimento na cabeça, um helicóptero da PM foi acionado pela concessionária Arteris Litoral Sul, que administra a rodovia. A menina foi encaminhada ao Hospital Evangélico, onde realizou uma cirurgia de emergência.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a bebê foi levada para o Hospital Evangélico porque não havia vaga no Hospital do Trabalhador, que é especializado em traumas e seria mais adequado para o atendimento. Testemunhas afirmam, porém, que o helicóptero da PM não conseguiu pousar no heliponto do HT, que fica no bairro Portão. A aeronave teria precisado se dirigir ao heliponto do Parque Barigui, já que as instalações do Hospital do Trabalhador não estão em condições de receber pousos.

A Secretaria de Estado da Saúde confirma que o heliponto do HT não pode mais receber pousos da aeronave da PM. Ele esteria passando por uma adequação. Segundo a secretaria, o heliponto estava habilitado para aeronaves menores. Como houve uma mudança na legislação referente ao tráfedo de helicópteros em áreas urbanas, a aeronave da PM teve a potência aumentada. Com isso, o heliponto do Hospital do Trabalhador não pode mais receber a aeronave.

A secretaria do governo informou que a adaptação do heliponto está em fase de licitação. Enquanto isso, os helicópteros que transportam vítimas de acidentes estão pousando no 13º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Guaíra, a cinco quilômetros do HT. Os pacientes, então, são levados de ambulância para o HT.