A curitibana Janaina Barbosa teve o carro roubado na noite deste sábado (20), no bairro Cristo Rei, em Curitiba. Uma ocorrência relativamente comum; por dia, são roubados de 24 a 27 carros na cidade. Mas para ela não é uma novidade: ela teve um carro roubado dois meses antes, em 15 de agosto.

Uma conta envolvendo a frota de Curitiba – 1,406 milhão, segundo publicado no Bem Paraná em 19 de setembro – e o número de carros roubados por dia – 27 – indica que a chance de um carro ser roubado é de 0,7% em um ano. A chance de isso acontecer novamente com a mesma pessoa no período de um ano cai para 0,0049%. Arredondando, uma em cada 20,4 mil.

Janaina chegou a fazer boletim de ocorrência. O carro – um Ford Fiesta branco, placas AZX-6283 – foi levado às 21h30 no bairro Cristo Rei, em frente à casa de uma irmã da vítima. O carro anterior, um Pegueot, foi furtado no bairro Mercês em agosto. Para ela, também causa indignação o fato de o carro novo te sido comprado há apenas 20 dias. Tanto que a procedência do carro ainda nem tinha sido atualizada; era de Araucária, na Grande Curitiba. “É muito desanimador duas vezes seguidas”, disse ela.