Divulgação/Guarda Municipal

Um homem com mandado de prisão em aberto foi detido e cerca de 200 gramas de maconha foram apreendidos pela Guarda Municipal, nesta terça-feira (24/4), na Praça Tiradentes. No local, uma turma de agentes de segurança fazia uma capacitação coordenada pelo Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda.

“Viemos para proporcionar a interação entre operador-cão e a ambientação do animal e acabamos registrando esses fatos”, avaliou o supervisor do GOC, guarda municipal Antônio Carlos Flausino, que coordena o treinamento. O objetivo do curso é estabelecer e estreitar o vínculo entre os agentes e cães, além de socializá-los e apresentá-los a ambientes, sons, aromas e terrenos diferentes dos quais eles estão habituados.

Abandonado em um canteiro da praça, o entorpecente foi farejado pela matilha treinada. Não foi possível identificar quem o deixou ali. Já o detido, de 27 anos, é de Piraquara (Região Metropolitana de Curitiba) e era procurado por roubo. Quando foi detido pelo guarda Carlos Júnior, ele ameaçava com uma faca as pessoas que passavam pelo local. O homem foi levado para a Delegacia de Vigilâncias e Capturas.

Participaram da ação os seis inscritos na capacitação – da Guarda Civil Metropolitana de Goiás, do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) e do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) – e oito cães das raças labrador e belga malinois.

Na região central, eles ainda percorreram um trecho do calçadão da Rua XV, a Praça Carlos Gomes – onde também encontraram pequenas quantidades de drogas, o Centro Histórico e o São Francisco. A manhã de exercícios terminou na Ópera de Arame, no Abranches.