Quatro pessoas foram presas na última semana por policiais da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), durante uma ação que durou mais de 20 horas e que envolveu cerca de 20 policiais. Além de drogas, foram apreendidas uma pistola calibre 9 milímetros com carregador alongado e seletor de rajada, uma carabina calibre 22, dois veículos e materiais (eletrônicos e roupas) que seriam produtos oriundos de roubo. Em uma das abordagens, os policiais foram recebidos a tiros e os suspeitos conseguiram fugir, mas acabaram capturados horas depois.

A ação policial teve início no meio da semana passada, quando uma equipe que realizava trabalhos de investigação em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba, se deparou com uma tentativa de roubo a um veículo. Os policiais transitavam pela rodovia dos minérios e visualizaram dois indivíduos armados tentando render o condutor de um Chevrolet/Cruzer. Os policiais agiram para impedir o roubo, quando os suspeitos passaram a atirar contra a viatura descaracterizada. Houve perseguição e os suspeitos abandonaram o veículo em uma casa, na rua Osmar José de Oliveira.

“Foi realizado um cerco pelos policiais, mas os dois indivíduos conseguiram fugir. Já conseguimos identificá-los e logo estarão atrás das grades”, afirma o delegado-operacional da DFR, André Feltes, completando que os suspeitos praticaram outro roubo há menos de mil metros do local. “Eles renderam o motorista de um veículo Ford/Ecosport de cor branca e se evadiram”.

Durante as diligências, os policiais chegaram até uma casa onde outro veículo roubado, no dia 15 de abril, em Araucária, foi localizado, um HB20, na cor branca. Nesta casa, além de vários produtos roubados, foi encontrada uma carabina calibre 22. Uma mulher, de 20 anos, única pessoa que estava na casa, foi presa em flagrante. Posteriormente, foi constatado que o HB20 estava com as placas adulteradas.

Na sequência, a equipe localizou o veículo Ecosport em frente a uma casa na rua Ipora, no bairro Alto Boqueirão, em Curitiba. Dois homens foram encontrados no interior da residência, sendo que havia um mandado de prisão expedido pela 2ª Vara de Execuções Penais de Curitiba contra um deles. No momento da prisão os suspeitos tentaram resistir e foram contidos pela equipe. Além da dupla, outra mulher, de 22 anos, também estava na casa e foi conduzida à delegacia.

“Os três mantinham naquele imóvel drogas, balança de precisão, apetrechos para venda de entorpecentes, uma pistola de calibre restrito e carregador alongado com capacidade para 30, um aparato de alto poder ofensivo”, afirma Feltes. O delegado ressalta também que os dois homens foram reconhecidos pela vítima que teve o Ecosport roubado.

Na delegacia, as duas mulheres presas alegaram que desconheciam a existência de armas e drogas nas residências em que foram presas. Já os homens preferiram se manter em silêncio. 

De acordo com a polícia, apenas a mulher de 20 anos não tinha histórico criminal. Já os dois homens acumulam registros desde quando eram adolescentes. Após adultos, os dois já responderam por crimes de receptação, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

Ainda segunda a polícia a mulher de 22 anos tinha sido presa no último dia 6 de janeiro, quando ela foi surpreendida por policiais militares em um veículo com armas e drogas. Na ocasião, ela foi autuada por associação criminosa, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menor.

Os veículos HB20 e Ecosport, bem como os produtos localizados no interior da residência foram apreendidos e encaminhados para a delegacia. Todos os suspeitos responderão pelos crimes de tráfico de drogas, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo, receptação qualificada e roubo agravado e permanecem custodiados pela Polícia Civil à disposição da Justiça.