Polícia Civil-PR

Na última terça-feira (02), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem de 62 anos por maus-tratos a animais. O suspeito foi preso no bairro Chantecler, em Piraquara, onde havia um canil clandestino (sem autorização dos órgãos ambientais). Na ação foram resgatados 14 cães.

Após uma denúncia anônima, os policiais civis e fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Piraquara se deslocaram até o endereço. O local estava em péssimas condições sanitárias, espaço físico insuficiente e com diversos animais machucados.

Foram resgatados nove cães da raça border collie e cinco cães da raça golden retriever.

O suspeito recebeu uma multa administrativa imposta pelo município de Piraquara e também vai responder criminalmente por maus-tratos contra cães.

A operação teve a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba e o Instituto Fica Comigo.

A equipe da Divisão de Proteção e Bem Estar Animal do município foi acionada pelo Delegado Matheus Laiola da DPMA, e prestou apoio durante a operação. Eles realizaram os primeiros atendimentos aos animais que estavam confinados em  ambientes pequenos, muitos no mesmo espaço, sem higiene adequada e privados de alimentação e água potável.

O canil não possuía licença ambiental e nem alvará. Os cães foram apreendidos e encaminhados para recuperação no Instituto Fica Comigo e no Centro de Triagem da Prefeitura de Piraquara.