Os cinco policiais acusados de matar três jovens suspeitos de um assalto em outubro de 2013, no bairro Umbará, em Curitiba, irão a júri popular a partir das 9h30 desta quinta-feira (19). José Eleutério da Rocha, Vagner de Oliveira Moro, Clério Carneiro, Silvestre de Oliveira Lopes e Élinson Chitiko respondem em liberdade por triplo homicídio qualificado e por fraude processual.

De acordo com a denúncia do Ministério Público do Paraná (MP-PR), no dia 19 de outubro de 2013, por volta das 4h30, três ladrões armados assaltaram uma casa na Rua Waldomira Zortela, no bairro Umbará, de onde roubaram um carro e outros bens. A polícia foi acionada e fez buscas na região.

Segundo a denúncia, os policiais abordaram os jovens: de 16, 17 e 25 anos. A denúncia relata que os rapazes foram rendidos, revistados, colocados no interior de um carro policial e levados até um matagal. No local, foram baleados no peito e na cabeça. Ao todo, 16 tiros foram disparados.

O MP-PR diz que os policiais adulteraram a cena do crime, colocando armas de fogo ao lado das três vítimas para simular que houve um confronto. Ainda conforme o Ministério Público, um dos acusados também inseriu uma informação falsa no Boletim de Ocorrência (B.O), dizendo que os três jovens atiraram contra os policiais.