Divulgação/RF

Na madrugada desta quinta-feira (26), uma ação de fiscalização da divisão de repressão ao contrabando e descaminho da Receita Federal resultou na apreensão de um veículo com grande quantidade de eletrônicos ocultos em um fundo falso e compartimentos nos parachoques dianteiro e traseiro.

Por volta das 5 horas, no posto da Polícia Rodoviária Federal em São Miguel do Iguaçu, foi abordado um carro, com placas de Nova Aurora/PR. Ele era ocupado por dois homens, um senhor de idade e outro jovem, ambos residentes da cidade de Foz do Iguaçu/PR. Eles informaram que estariam indo até Cascavel visitar um amigo.

Diante do nervosismo da dupla, os servidores suspeitaram que algo estivesse oculto. Sendo assim, o automóvel foi submetido a uma inspeção minuciosa que revelou mercadorias ocultas em fundo falso no para-choque traseiro e dianteiro. Os itens, 10 câmeras de uso profissional, 49 Smartphones de alto valor e diversos cartões de memória totalizaram aproximadamente R$216 mil.

Em declaração, o condutor afirmou que levaria a mercadoria até Cascavel/PR e que receberia 3% do valor dos produtos pelo frete realizado. O veículo foi apreendido e encaminhado a Alfândega da Receita Federal de Foz do Iguaçu. Os ocupantes serão representados ao Ministério Público Federal para fins penais, pelo crime de descaminho.

A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança Pública– FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.