Gleisi Hoffmann (PT): Moreira Mariz/Agência Senado

Os senadores Alvaro Dias (PODE) e Roberto Requião (MDB), assim como 22 dos 30 paranaenses na Câmara Federal, integram a lista prévia de parlamentares aptos a receberem votos para o prêmio conhecido como o “Oscar da política brasileira”.

Foi divulgada nesta segunda-feira (18) a lista preliminar dos deputados e senadores aptos a serem votados no Prêmio Congresso em Foco. Para estar na lista, os parlamentares precisam ter exercido mandato neste ano por ao menos 60 dias e não podem responder a acusações criminais. Foram excluídos da relação os congressistas denunciados pelo Ministério Público ou que sejam alvo de ações penais e inquéritos em andamento. 

A lista final será divulgada no próximo dia 25. O processo de votação pela internet se dará entre 1º e 31 de julho. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação em 13 de agosto.

Entre os paranaenses, não estão aptos a receber votos, por envolvimento em inquéritos, os deputados Alex Canziani (PTB), Alfredo Kaefer (PSL), Luiz Nishimory (PR), Nelson Meurer (PP), Osmar Bertoldi (DEM), Takayama (PSC) e Zeca Dirceu (PT), além da senadora Gleisi Hoffmann (PT).

O deputado Dilceu Sperafico (PP) está fora da lista por estar licenciado da Câmara enquanto exerce função de secretário da Casa Civil do governo do Paraná. 

Pela primeira vez serão levados em conta, além dos procedimentos em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF), investigações remetidas a instâncias inferiores em razão do novo entendimento sobre o foro privilegiado.

Estão aptos para participar da disputa por prêmios 400 congressistas. São 41 senadores (50% dos integrantes do Senado) e 359 deputados (70% dos membros da Câmara).

Conforme o regulamento, o parlamentar que não figurar na relação terá cinco dias, a contar de hoje, para solicitar a inclusão de seu nome. Para isso, deverá apresentar ao site documentação que comprove que não têm mais contas a prestar à Justiça e que exerceu o mandato pelo período mínimo pré-estabelecido.

Já estão na lista os senadores Alvaro Dias e Roberto Requião e os deputados Aliel Machado (PSB), Assis do Couto (PDT), Christiane Yared (PR), Fernando Francischini (PSL), Diego Garcia (PODE), Edmar Arruda (PSD), Enio Verri (PT), Evandro Roman (PSD), Giacobo (PR), Hermes Parcianello (MDB), João Arruda (MDB), Leandre (PV), Leopoldo Meyer (PSB), Luciano Ducci (PSB), Luiz Carlos Haully (PSDB), Nelson Padovani (PSDB), Osmar Serraglio (PP), Reinhold Stephanes (PSD), Rubens Bueno (PPS), Sandro Alex (PSD), Sergio Souza (MDB) e Toninho Wandscheer (PROS).

Pesquise por nome ou passe o cursor sobre as listas abaixo para ver a relação preliminar de todos parlamentares aptos ao Prêmio Congresso em Foco 2018: