O senador Alvaro Dias (PODE), pré-candidato à presidência da República, divulgou vídeo neste domingo (20) em que faz afirmação delicata semelhante a gafe comitida pelo presidente Michel Temer. Alvaro afirmou que "dona de casa é a melhor economista".

Em declaração semelhante, Temer sofreu reação negativa, principalmente na internet após discurso no Palácio do Planalto, em março do ano passado, ao dizer que "ninguém é capaz de melhor detectar as eventuais flutuações econômicas que a mulher, pelo orçamento doméstico maior ou menor". A comparação, por considerar apenas "a mulher" como responsavel por compras no supermercado foi vista como machista.

Com o mesmo intiuto de Temer, de enaltecer as mulheres, e não limitá-las a tarefas domésticas, mas talvez com mais pragmatismo nas palavras, Alvaro Dias afirma que as donas de casa, "especialmente quando ela tem que usar o salário mínimo", tem mais destreza na administração das finanças, embora Alvaro faça a mesma relação direta com "economia", ciência mais ampla.

Na chamada para o vídeo, as páginas do senador nas redes sociais trazem um texto que fazem referência a pergunta constante de jornalistas. "Alô candidato! Qual é o nome do seu economista???