Divulgação

A advogada Ana Carolina Clève tomou posse, nesta quinta-feira, como presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral. Desde sua fundação, em 2008, é a primeira vez que o órgão terá à frente uma mulher. Ela substitui o advogado Orlando Moisés Fischer Pessuti, responsável pelo Instituto na gestão 2017-2019.

“Vou primar pela representatividade do IPRADE no âmbito nacional participando ativamente das audiências públicas perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e das discussões atinentes ao Direito Eleitoral junto ao Congresso Nacional”, afirmou a nova presidente. “A criação da Diretoria de Relações Institucionais nos permitirá ter mais representatividade em Brasília”, completou.

Outra medida já anunciada pela nova presidente é a implementação de diretorias regionais para atender as necessidades da advocacia local com a promoção de cursos e palestras voltados à prática do Direito Eleitoral, em parceria com a OAB, a Escola Judiciária Eleitoral e Instituições de Ensino, visando as eleições municipais de 2020.

Conferência especial com Luciana Lóssio

A participação feminina na política também está entre as principais defesas de Ana Carolina Clève a frente do Iprade e essa pauta já ficará bastante clara desde sua posse. Para a cerimônia, o Iprade convidou a ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luciana Lóssio, a primeira advogada a ser indicada para a corte eleitoral. Nos sete anos em que esteve no Tribunal, entre 2011 e 2017, Lóssio dedicou-se à inclusão das mulheres na política, defendendo a efetividade das leis que garantem a participação feminina com cotas mínimas e a rigorosa fiscalização de seu cumprimento. “Cabe ao Poder Judiciário avançar na sua digna missão de implementar e distribuir justiça, sinalizando para todos os atores do processo eleitoral que continua atento ao princípio fundamental da igualdade de gênero, e que adotará as medidas necessárias para a consolidação dessa importante ação afirmativa”, escreveu a ex-ministra, em artigo.

A diretoria

Juntamente com Ana Carolina Clève, tomam posse Júlio Jacob Júnior, como vice-presidente; Paulo Henrique Golambiuk, secretário-geral; Paulo Roberto Gôngora Ferraz, 2º Secretário; Pedro Henrique Val Feitosa, tesoureiro; Jamile TonKutz, 2º tesoureiro; Marden Machado, diretor de informações e publicações; Cristiano Hotz, Ieri do Amaral Schroeder e Thiago Paiva dos Santos, como vogais.

O Conselho Consultivo será formado por Vanessa Volpi Bellegard Palácios, Andréa Sabbaga de Melo, Fabíola RobertiConeglian, Paulo Manuel de Sousa Baptista Valério e Hélcio Xavier da Silva Júnior. Já o Conselho Fiscal terá como membros Eduardo Vieira de Souza Barbosa, Clóvis Augusto Veiga da Costa, Luiz Fabrício Betin Carneiro e Luís Paulo Zolandek.

Currículo

Ana Carolina Clève tem 30 anos, é mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Direito Administrativo pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Possui curso de extensão em Fundamentos Críticos de Direitos Humanos pela Universidad Pablo de Olavide (UPO), Espanha. É professora de Direito Constitucional e Eleitoral do Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil. É membro fundadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) e membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral – IBRADE e da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR. Sócia do escritório Clèmerson Merlin Clève Advogados Associados.