Rodrigo Félix Leal/AN-PR – Governador Ratinho Jr lança aplicativo junto com o secretário Ney Leprevost na próxima segunda-feira

Encontrar uma diarista, encanador, pintor, garçom ou cozinheiro ficará muito mais fácil a partir de agora no Paraná. Será lançada pelo governador Ratinho Junior, na próxima segunda-feira (18), uma solução inovadora que facilitará a intermediação entre o contratante e o prestador autônomo de serviços dentro do estado: o aplicativo Paraná Serviços, criado pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho por meio da Assessoria de Gestão Inteligente e Inovação e do Departamento do Trabalho e Geração de Renda.

O app, desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), já está disponível para os sistemas Android e iOS e vai facilitar a vida do cidadão que pretende contratar um serviço autônomo, mas também aumentar a empregabilidade no estado e tirar os trabalhadores da informalidade. Além de cadastrar os profissionais no sistema para que sejam encontrados e contratados diretamente pelos usuários, o Departamento do Trabalho vai fornecer a capacitação profissional e a orientação necessária para que cada um tone-se um microempreendedor individual (MEI).

Há diversos profissionais autônomos que procuram no mercado informal uma oportunidade emprego e renda. Sendo MEI, terão uma série de benefícios, como cobertura do INSS, e transmitirão mais segurança ao contratante que está procurando por um serviço. Além disso, gerarão mais riqueza para o próprio estado. “Por outro lado, a inovação do aplicativo fará com que os cidadãos paranaenses possam encontrar um profissional rapidamente, seja pedreiro, encanador, diarista ou garçom, facilitando o cotidiano das pessoas”, diz o secretário Ney Leprevost. Assim, a plataforma também será uma grande aliada no combate ao desemprego e informalidade no Paraná.

Inovação
Para o desenvolvimento do aplicativo foram utilizadas metodologias consagradas no mercado, como o Desing Thinking, que visa produzir uma ferramenta que atenda à necessidade do usuário, promovendo a facilidade de uso e objetividade para o resultado.

Segundo o presidente da Celepar, Allan Costa, o aplicativo é mais uma iniciativa de utilizar a inteligência associada a tecnologia para melhorar a vida do cidadão. “Com isso, o trabalhador autônomo de carreira passa a ganhar mais uma alternativa na busca pelo emprego pelo aplicativo sem sair de casa, economizando tempo. O aplicativo contém informações e um programa de ações para contribuir também no atendimento aos trabalhadores autônomos em potencial”.

PASSO-A-PASSO

O aplicativo para o contratante
– O contratante deve pesquisar pelo serviço ou profissional de que necessita – basta ele informar as características do serviço e as opções de trabalhadores serão exibidas para a contratação.
– A escolha do profissional é da preferência do contratante e podem ser avaliadas as qualidades e habilidades do prestador de serviços
– Ao final, deve confirmar o pedido ao trabalhador para facilitar o orçamento
– O app também permite a troca de mensagens entre as partes
– Escolhido o profissional de sua preferência, marcar a data do serviço

O aplicativo para o contratado
– O contratante reserva o dia em que deseja o serviço. Então o contratado recebe um aviso e deverá confirmar ou rejeitar o agendamento
– A principal seção do aplicativo é a dos agendamentos. Nela o contratado tem acesso a todos os seus compromissos: pendentes, confirmados e finalizados
– Antes de reservar um dia na sua agenda, provavelmente o contratante irá enviar uma mensagem com a cópia do pedido para que você passe um orçamento. Fique atento (a)
– Todas as seções e configurações do seu aplicativo estão reunidas no menu
– Outra seção de destaques. Se você é uma confeiteira, pedreiro, ou marceneiro, por exemplo, adicione fotos dos seus melhores trabalhos.
– O valor cobrado pelo serviço realizado, você recebe direto pelo contratante