Franklin de Freitas – “Aristides: u201cSou ambientalistau201d”

Candidato a deputado estadual pela primeira vez, o advogado Aristides Athayde (PV), diretor do Observatório de Justiça e Conservação, quer levar a defesa das Unidades de Conservação da Natureza para dentro da Assembleia Legislativa. O candidato ganhou notoriedade nos últimos anos ao comandar um levante de resistência contra um projeto dos deputados Plauto Miró Guimarães (DEM) e Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia, que pretende reduzir em 70% a área de proteção ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, nos Campos Gerais do Paraná. 
A atuação de Athayde atrasou a tramitação do projeto, que atualmente está estacionado no Legislativo e provavelmente não derá votado nesta legislatura. Ele também comandou o movimento Salve a Ilha do Mel, que luta contra a contrução e manutenção de portos e rodovias em áreas de mata atlântica. 
“Para os meus amigos mais à direita, sou de esquerda, e para os mais a esquerda, eu sou direita. Essa é a maldição do ambientalista. Antes de mais nada eu sou ambientalista”, afirma o candidato. Recém filiado ao PV, Athayde já atua no partido há dez anos, embora não estivesse formalizado. Seu interesse, segundo ele, sempre foi voltado ao que ele poderia fazer pelo meio ambiente. “Eu sempre me interessei por política e me envolvi mais no ativismo ambiental e socioambiental. A política é um meio. (Minhas bandeiras são) proteção da naturaza, das causas ambientais; desde a faculdade eu me envolvo, eu pro bono (pelo bem público) na área, esse ativismo, essas batalhas ganharam bastante repercussão”, afirma. Com isso, o ativista pretende levar o capital político adiquirido para o debate na assembleia. 
“Atuei na campanha Salve a Ilha do Mel e tenho atuado fortemente contra a PL (Projeto de Lei) do Veneno, que flexibiliza regras de controle dos agrotóxicos no Brasil, e tenho atuado fortemente também contra a PL do Sangue (ou PL da Caça), que tenta liberar a caça de animais silvestres”, conta. 
Compromisso – No Paraná, o PV é coligado com o candidato ao governo Ratinho Junior (PSD), que é tem forte ligação com o agronegócio. Entretanto, Athayde afirma que o candidato assumiu com o PV o compromisso de que a pauta ambiental será norteada dentro dos princípios da legenda. “Ele fez um compromisso com o PV e quero estar lá (na Assembleia) para cobrar”, diz. 
Presidência – Apesar de seu partido estar coligado com a Rede, da presidenciável Marina Silva, com Eduardo Jorge (PV) na vice, à presidência, Athayde apoia o candidato Alvaro Dias (PODE). “A nível nacional está coligando com a REDE, mas hoje meu candidato a presidência é o Alvaro – ele fez um compromisso com o PV nesse sentido”, garante. 
O candidato, que também é presidente da Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Paraná (OAB-PR), afirma que os candidatos que ele apoia assumiram as pautas ambientais. “Eu acredito que conservação e desenvolvimento, com geração de renda e postos de trabalho, caminham lado a lado. Eu quero garantir as medidas que asseguram as unidades de conservação, mas também maximizar a viabilidade econômica dessas unidades. Quero garantir o acesso aos produtos orgânicos e as boas práticas”, afirma. 
Aristides também é fundador do coletivo Hub Verde, que reúne advogados, juristas e ativistas, que defendem o meio ambiente. “São 114 pessoas que assinam nossa carta princípios de conservação”, explica.