Divulgação

A vereadora Nanci Rafain Andreola (PDT), de Foz do Iguaçu, Oeste do Paraná, foi afastada do cargo nesta terça-feira (19) por quebra de decoro parlamentar. A resolução que prevê o afastamento foi aprovada por 14 votos em sessão na Câmara Municipal. 

A punição foi indicada pelo Conselho de Ética, que investigou uma denúncia apontando que Nanci apresentou um atestado para justificar a falta na sessão realizada um dia antes de viajar para o Rock in Rio, em setembro de 2017, sem ter comparecido ao médico.

Em depoimento encaminhado por e-mail em maio, o médico Maxsuel Fidélis da Pádua Almeida afirmou que o atestado atribuído à autoria dele e apresentado pela vereadora é falso. O médico disse não conhecer Nanci, que soube da notícia pelos jornais e que não reconhece o documento, de uma clínica em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). “Não confirmo a emissão do atestado, e ainda menciono que a letra e a assinatura do atestado não é minha”, declarou Almeida.

Durante o afastamento, a vereadora não receberá o salário referente ao tempo de suspensão do mandato.

O relatório final elaborado pelo vereador João Miranda (PSD) foi lido na sessão do dia 6.

O advogado da parlamentar, Gustavo Bonini Guedes, usou a tribuna da Câmara para ressaltar que a defesa iria acatar a decisão tomada pelo Conselho de Ética na apresentação do relatório. 

“A defesa sempre trabalhou pela improcedência por conta da devolução do dinheiro da sessão. Mas não vamos pontuar isso. Estamos aqui para concordar com essa decisão. O conselho de ética atuou bem, ouviu testemunhas, colheu provas e fez uma decisão correta", disse o advogado. 

O vereador Elizeu Liberato (PR), membro do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, frisou que a partir de agora nenhuma alteração será feita na decisão. “Nesse momento não se altera mais nada. Esse processo já veio a Plenário e não se muda mais. Qualquer aditamento será encaminhado ao corpo jurídico dessa casa", pontuou.