Divulgação

A governadora e candidata à reeleição, Cida Borghetti, (coligação PP-PSDB-PTB-PROS-PMB-PMN-DEM) afirmou que o projeto Visita Virtual – que permite que as detentas da Penitenciária Feminina do Paraná (PFP), em Piraquara, revejam suas famílias por chamada de vídeo – será levado para as 31 penitenciárias do Paraná. As conversas são por chamadas de vídeo, que duram cerca de meia hora, e acompanhadas por agentes penitenciários. As detentas utilizam o computador instalado na unidade, enquanto os familiares têm acesso via celular ou computador, como em uma chamada de vídeo normal. 

“Cerca de 70% das detentas não recebem visita dos familiares e isso impacta na ressocialização. O projeto, ainda em fase piloto, é inédito no Brasil e será estendido a todas as 31 unidades penais do Paraná”, afirmou Cida durante reunião com advogadas na subseção da Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná (OAB/PR). 

De acordo com a candidata, o "Visita Virtual" o projeto visa a humanização do tratamento penal e contribui para a ressocialização dos detentos, que fortalecem os vínculos com os familiares. “A nossa intenção, com a criação do projeto, é tentar reaproximar os detentos de suas famílias, que muitas vezes moram longe e não conseguem visitá-los”, disse. 

Além disso, ela afirma que o "Visita Virtual" reduzirá custos do Estado. Os equipamentos que serão utilizados são os mesmos instalados nas 31 penitenciárias para as web audiências, programa do Estado e Tribunal de Justiça para agilizar os processos, reduzir custos e evitar deslocamentos dos presos, diz a candidata. Segundo ela, em 60 dias, foram feitas 150 videoconferências. Nesse período,150 presos deixaram de escoltados para participarem de audiências.
    
As audiências acontecem no período da tarde e no restante do tempo o equipamento ficava ocioso. O novo sistema oferece mais agilidade, segurança e economia aos cofres públicos, já que evita o deslocamento de presos, diz a governadora.  “São ações inovadoras que fazem o uso adequado da máquina pública e recursos do estado. Este é o novo modelo de gestão que dá certo moderna, firme e eficaz”, garantiu Cida. 
    
Pela proposta, para ter acesso a visita virtual, que é um beneficio, é necessário que o preso apresente bom comportamento, disciplina e cumpra suas obrigações.

Scanner – Outro projeto apresentado pela candidata é o bodyscanner. Segundo Cida, serão instalados 25 escâneres corporais nas penitenciárias do Estado para acabar com as “revistas vexatórias” e garantir a integridade física e moral dos visitantes, além da segurança dentro dos presídios. Os bodyscanner serão no mesmo formato dos da polícia federal, que fazem a revista, sem a necessidade de contato físico.