Divulgação / TJ-PR

A governadora Cida Borghetti (PP) comunicou à Assembleia Legislativa nesta segunda-feria (9) que estará ausente do país entre os dias 13 e 19 de julho. Como não há vice para substituí-la, e o presidente da Assembleia, Ademar Traiano, não pode assumir o cargo, por ser pré-candidato à reeleição a deputado estadual, o governo será ocupado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Renato Bettega. Para não ficar inelegível, Traiano marcou viagem ao exterior. O destino não foi informado. 

A governadora cumpre agenda oficial nas cidades de Washington e Nova York, nos Estados Unidos, dos dias 14 a 18 de julho. Na capital norte-americana, a governadora se reúne com a diretoria do Banco Mundial para debater ações relacionadas ao empréstimo que a entidade tem com o Estado. 

O governo do Estado realiza o Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná com recursos da instituição internacional. O projeto tem financiamento de US$ 350 milhões para investimentos em nove programas envolvendo saúde, educação, meio ambiente e agricultura. 

De acordo com o governo, em Nova York, Cida Borghetti será uma das palestrantes do Fórum de Alto Nível Político sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá na sede das Organizações das Nações Unidas (ONU), nos dias 17 e 18 de julho. A governadora falará sobre a experiência do Paraná e suas ações para a implementação da Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável.