Fora a governadora Cida Borgetti (PP), todos os pré-candidatos ao governo do Paraná confirmaram presença na sabatina promovida na UniCuritiba, nesta semana. A presença de Cida estava confirmada para ontem à noite. Segundo a assessoria, Cida foi convocada para um jantar com o presidente Michel Temer e por isso teve que desmarcar o compromisso. O evento é promovido por três agramiações: Diretório Central dos Estudantes (DCE), Diretório Acadêmico Clotário Portugal (DACP) e Centro Acadêmico de Relações Internacionais (CARI).

Entre os convidados, os primeiros a participar, na manhã de ontem, foram Osmar Dias (PDT), que adotou discurso de “oposição”, e Ratinho Juinior (PSD), que tenta descolar sua imagem do ex-governador Beto Richa (PSDB) para emplacar a figura de independente. Como este é um dos primeiros eventos em que ambos os políticos participam como pré-candidatos, os discursos tendem a demonstrar quais serão as estratégias de campanha.

Ratinho disse que já conseguiu adiantar suas alianças, com PSC, PV, PSL, PRB e PR, para não precisar “barganha” com partidos. Osmar, que por enquanto reúne SDD, PPL e Podemos, disse que ‘não vai abrir mão de seus princípios por tempo de TV’. Cida tem, por enquanto, a maior coligação pré-anunciada (PSDB, PSB, DEM, PROS, PTB, PPS, Pros, PMB, PHS e PMN). Jorge Bernardi (REDE) falou com os acadêmicos na noite de ontem. Hoje de manhã, às 8h20, participa do evento Doutor Rosinha (PT).

Presidenciáveis

A UniCuritiba também trouxe presidenciáveis. Participam hoje Levy Fidelix (PRTB), às 10h20; Manoela D’Ávila (PCdoB), às 19h; e Marina Silva (REDE), às 21h. O evento é acadêmico e fechado ao público externo.