Política em Debate

Publicidade
Assembleia

Damares recebe título de cidadã benemérita do Paraná na segunda-feira

Damares: proposta de homenagem foi apresentada por deputado Francischini
Damares: proposta de homenagem foi apresentada por deputado Francischini (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, vem a Curitiba na próxima segunda-feira (12) para receber o título de Cidadã Benemérita do Paraná na Assembleia Legislativa. A proposta da homenagem é do deputado Fernando Francischini (PSL) e foi sancionada pelo governador Ratinho Júnior (PSD).

Francischini enalteceu o trabalho desenvolvido pela paranaense ao longo de sua trajetória. “As ações da ministra Damares tiveram abrangência nacional e contribuíram muito para a defesa das mulheres, da infância e dos direitos humanos em todo o estado do Paraná. Com certeza é uma homenagem justa”, afirma o parlamentar

Nascida em Paranaguá, Damares é formada em Direito e Pedagogia. Nas décadas de 80 e 90, atuou nos estados de Sergipe e São Paulo em ações sociais de proteção de crianças em situação de rua e na defesa das mulheres pescadores e trabalhadoras do campo. Em 1999, foi para Brasília para atuar como assessora parlamentar na Câmara dos Deputados onde realizou trabalhos em prol do combate à pedofilia e de proteção à infância.

Segundo Francischini, ela também promoveu ações em favor das crianças com deficiência vítimas do infanticídio indígena. Nos últimos 20 anos, Damares ainda advogou voluntariamente para mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade social, afirma o deputado. Desde janeiro de 2019 é ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Desde que assumiu o cargo, Damares se envolveu em uma série de polêmicas. Em um vídeo amador que circulou a internet, por exemplo, a ministra disse que agora é hora de começar a "nova era" e completou com a frase: "menino veste azul e menina veste rosa", referindo-se ao que ela e seus aliados políticos criticam e chamam de "ideologia de gênero".

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES