Pedro de Oliveira/Divulgação/Alep

Autoridades da Polícia Militar e familiares confirmaram na tarde deste domingo (22) que uma das vítimas que morreram em um acidente com um avião monomotor no município de Paula Freitas, Regiao Sul do Paraná, é o deputado estadual Bernardo Carli (PSDB). O avião monomotor Modelo Seneca prefixo PR-DMC caiu por volta 11h30 em região de difícil acesso. Bernardo viajava com piloto, Laércio Tavares, e copiloto da aeronave, que ainda não tinha sido identificado até o fechamento desta reportagem.. A aeronave saiu de Guarapuava com destino a União da Vitória, onde o deputado iria participar da 62ª edição da Festa dos Motoristas, na Paróquia Nossa Senhora de Salete.

Comandante da operação de buscas, o major Renato dos Santos Taborda, da PM disse que a aeronave caiu em uma região de mata fechada. “O avião caiu em área de mata, em uma via para entrar no trajeto para o aeroporto de União da Vitória.  O avião bateu em árvores. Testemunhas escutaram o barulho da batida”, afirmou o major. Diante da complexidade do acidente, foram deslocadas equipes de Curitiba do Instituto Médico Legal (IML), como odontologistas, para reforçar o trabalho de identificação das vítimas.  A Polícia Civil vai instaurar um inquérito policial que vai tramitar paralelamente às apurações pelos órgãos da aviação Civil.

 O deputado Hussein Bakri (PSD) participaria do mesmo evento que Bernardo ontem. Segundo ele, as pessoas aguardavam a chegada de Bernardo quando receberam a notícia do Comando da PM. “Estávamos em União da Vitória, na Festa do Motorista, e estavam esperando por ele que não chegava. Ele estava sendo aguardado”, disse Bakri.

O Governo do Paraná, a Assembleia Legislativa e a Prefeitura de Guarapuava decretaram luto oficial de três dias pela morte do deputado estadual.  As bandeiras do Estado e do país ficarão a meio mastro durante o período em todas as repartições públicas. “Em nome dos paranaenses, o Governo do Estado manifesta o mais profundo sentimento de pesar e solidariedade aos familiares do parlamentar e dos pilotos”, diz a nota do estado.

O velório do corpo de Bernardo Carli acontece hoje, a partir das 8 horas, na sede da Prefeitura de Guarapuava em cerimônia pública.

[node:galeria id=574235]

Carreira

Pré-candidato à reeleição neste ano, Bernardo Ribas Carli é natural de Guarapuava, no interior do Estado e cumpria seu segundo mandato como deputado estadual. Bernardo é filho de Fernando Ribas Carli, que foi prefeito de Guarapuava por três mandatos, deputado federal, deputado estadual e chefe da Casa Civil do Paraná.  Sua base política engloba Guarapuava e cerca de 50 municípios da região. Bernardo é irmão de Luiz Fernando Ribas Carli Filho, ex-deputado estadual que se envolveu em acidente de trânsito em que dois jovens morreram em 2009, em Curitiba. Carli Filho foi condenado em fevereiro deste ano a nove anos e quatro meses de prisão, mas recorre em liberdade. 
Entre os principais projetos de Lei aprovados pelo deputado estão o que garante aos doentes de câncer a isenção fiscal no estado Paraná.

Suplente
Com a morte de Bernardo Carli, o suplente Wilson Quinteiro (PSDB) deve assumir uma vaga na Assembleia Legislativa.  Como Quinteiro trocou o PSDB pelo PSB, os suplentes do partido podem tentar requerer a vaga na justiça .

 

A família divulgou uma nota. Veja a íntegra

Neste domingo recebemos a avassaladora notícia de que Bernardo Ribas Carli, que havia saído de casa para cumprir com o seu trabalho de representante dos paranaenses, não mais retornará para nós.

Não há consolo nem palavras que consigam explicar a perda. O vazio provocado pela ausência física do nosso Bernardo permanecerá enquanto vivermos, mas é certo que em nossos corações ele estará sempre presente, como exemplo de um ser humano extraordinário.

Rogamos que Deus nos dê clareza para entender seus desígnios e forças para seguir adiante. Agradecemos todas as manifestações de conforto. O carinho que estamos recebendo é o que nos permite o mínimo de equilíbrio.

Neste momento, a dor e as medidas que precisam ser tomadas não permitem outras manifestações. Pedimos a compreensão de todos que nos procuram buscando informações.

Família Ribas Carli

Leia mais no blog Política em Debate