divulgação

O governador eleito Ratinho Júnior (PSD) se reuniu hoje pela primeira vez com a direção da APP-Sindicato, que representa professores e funcionários de escolas públicas estaduais. No encontro, ambos os lados demonstraram intenção de manter um diálogo aberto para evitar os conflitos registrados nos últimos anos entre o governo do Estado e a categoria, na gestão Beto Richa, que culminou no confronto de 29 de abril de 2015 entre professores em greve e policiais militares, no Centro Cívico, durante votação na Assembleia Legislativa do pacote de ajuste fiscal proposto pelo tucano.

O presidente da entidade, Hermes Leão, desejou “sucesso e um mandato profícuo” ao governador que garantiu a abertura de diálogo permanente. Leão destacou que os professores têm a consciência de que não há passe de mágica, de que “não é no primeiro dia do novo governo que todas as coisas vão se resolver”, mas que espera a busca do entendimento com o novo governador.

Ratinho Jr, por sua vez, garantiu que pretende manter “uma mesa permanente de diálogo e de debate” com a categoria. E reafirmou a sua proposta apresentada durante a campanha de fazer um planejamento com previsão de reajuste salarial para os quatro anos seguidos. “Esse modelo de negociação que vem sendo praticado, com paralisação para rever índices a cada ano é inviável”, avaliou o governador eleito.

O sindicato entregou uma cartilha com as pautas da categoria, aprovada em assembleia, e o Plano Estadual de Educação. “Além das reivindicações da categoria, nós também apresentamos números que comprovam que o Estado tem condições financeiras para atender a pauta. Foi apenas a primeira reunião e o indicativo é de que haverá diálogo para debater e avançar itens como reajuste salarial, PDE, saúde preventiva e condições de trabalho”, avaliou o presidente da APP.

O governador eleito lembrou que a transição vai começar no dia 19 de novembro e só então ele terá acesso a dados oficiais sobre a situação financeira do Estado.