Em reunião com moradores do bairro do Cajuru, ontem à noite, em Curitiba, o deputado estadual e pré-candidato ao governo do Estado, Ratinho Júnior (PSD), destacou seus planos para melhorar a segurança pública e combater a criminalidade. Ele lembrou os dados do Atlas da Violência e que apontam a cidade de Almirante Tamandaré (região  metropolitana de Curitiba) como uma das dez cidades mais violentas do País entre as com mais de 100 mil habitantes. 

“Sabemos que diferentes metodologias para medir os índices de violência são usadas. O Atlas utiliza os dados do Ministério da Saúde sobre a mortalidade, já a Secretaria de Segurança Pública do Paraná usa outros dados, mas o que importa mesmo é a sensação de segurança ofrerecida à população e hoje se perguntarmos para os parananenses, eles não se sentem seguros”, afirmou.

Para Ratinho Jr o combate à violência se faz com a presença policial nas ruas e uso de tecnologia. “A inteligência aliada com o uso de tecnologia vai ser um instrumento facilitador dos agente de segurança para combater à violência, o contrabando e o tráfico de drogas e armas", defendeu. "Com o projeto Muralha, por exemplo, vamos deixar nossas fronteiras menos vulneráveis com nossos agentes trabalhando em conjunto com as Forças Armadas, já que a vigilância das fronteiras é atribuição do governo federal”, disse.

Segundo o pré-candidato, o projeto "é um paredão tecnológico onde todo caminhão e carro será monitorado no seu trajeto de origem e destino". No caso de suspeita ou identificaçãoo de crime, a policíca poderá interceptá-lo.

Outro projeto, chamado "Olho Vivo", consiste na instalação de centros de monitoramento regionais, seguijndo modelo já existente no centro integrado em Curitiba.