Arnaldo Alves / ANPr – Greca: prefeito sinalizou apoio à reeleição de Ratinho Jr para o governo em troca do apoio do governador à seu projeto de reeleição para a prefeitura no ano que vem

O prefeito Rafael Greca (DEM) sinalizou hoje que pode apoiar a reeleição de Ratinho Júnior (PSD) nas eleições de 2022 para o governo do Estado, em troca do apoio do governador para seu próprio projeto de reeleição para a prefeitura no ano que vem. A declaração foi dada quando Greca foi questionado em entrevista para a rádio Jovem Pan sobre a possibilidade de Ratinho Jr lançar o deputado federal licenciado e atual secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost (PSD). Leprevost é do partido do governador e disputou o segundo turno da eleição para prefeito em 2016 com Greca.

“Eu estimo que o governador não queira se confrontar comigo na eleição. Porque eu estimo poder apoiá-lo na sua reeleição”, disse o prefeito, afirmando que se trata de “um desejo de coração, sincero”.

Perguntado se a afirmação seria uma “ameaça” a Ratinho, e se Greca pode se candidatar ao governo em 2022 caso o governador lance um candidato à prefeitura contra ele, o prefeito desconversou. “O prefeito de Curitiba sempre pode ser candidato a governador do Estado. Porque 40% da população do Paraná vive na Grande Curitiba. Mas eu não tenho vontade de ser governador do Estado. Eu não me vejo administrando presídios, forças policiais. Eu prefiro ficar cuidando de Curitiba”, alegou. “No contraponto histórico, é melhor ficar em Florença cuidando do museu e da catedral do que ficar cuidando da masmorra em Roma”, comparou Greca.

O prefeito também minimizou a possibilidade do deputado estadual Fernando Francischini (PSL) se candidatar à prefeitura no ano que vem com o apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). “Eu não sei se o presidente gosta tanto do Francischini assim. Diria que não. Não tenho certeza”, ironizou.

Greca também alfinetou seu antecessor no cargo, o ex-prefeito e hoje deputado federal Gustavo Fruet (PDT), apontado como pré-candidato às eleições do ano que vem. “Eu acho que todos os deputados federais têm a obrigação de ficar em Brasília e ajudar a cidade em Brasília no mandato que receberam. Querer ser prefeito de Curitiba é atrelar, colocar os bois da sua ambição na frente do carro da história”, criticou.

O prefeito afirmou ainda que pretende repetir no ano que vem a chapa com o atual vice-prefeito, Eduardo Pimentel, mas não “bateu o martelo” sobre isso. “Eu estou muito feliz com o Eduardo Slaviero Pimentel. Ele é um vice impecável. Vamos ver se politicamente as coisas de desenrolam para que ele permaneça meu vice e a chapa não mude”, disse. “No processo político não é como na engenharia. Dr Parigot de Souza, nosso querido governador que fundou a Copel, que era um grande engenheiro, dizia que a política era uma parede construída com tijolinhos cheios de vontade. Você coloca um tijolo em cima do outro de noite, de manhã você vai olhar o muro, já mudou de lugar, os tijolos saíram andando. Mudam de lugar, ficam com outras ideias. É muito complicada a política”, argumentou Greca.