reprodução/Vimeo – Fauzi

Foragido desde 30 de dezembro, quando embarcou para a Rússia após ser apontado como um dos autores do ataque à sede da produtora Porta dos Fundos, o empresário Eduardo Fauzi publicou um vídeo nas redes sociais comemorando a decisão do desembargador Benedicto Abicair, da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) de censurar o especial de Natal do programa humorístico, “Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo”. No vídeo, Fauzi, que entrou na lista vermelha da Interpol pela suspeita do crime, afirma que a decisão de Abicair é “uma vitória de todo povo brasileiro”. Ele conclui a gravação com a saudação dos integralistas, “Anauê”.

“Essa vitória é uma vitória de todo povo brasileiro. Eu fico chateado quando vejo padres e pastores dizendo: ‘Eu queria ver se fosse com Maome, se fosse no oriente médio’. O Brasil tem homem, o Brasil tem macho para defender a igreja de Cristo e a Pátria brasileira”, afirma ele. 

Fauzi também deu parabéns à Justiça, a Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura, que entrou com o pedido no TJ do Rio para que o especial do Porta fosse retirado do ar, e a “todo mundo que rezou, que militou, que batalhou”. “A luta continua, mas a vitótia é nossa. Muito feliz, muito feliz. Anauê”, conclui.

O desembargador Abicair, da 6ª Câmara Cível do TJRJ determinou na quarta-feira a retirada do especial da Netflix e a suspensão de trailers, making of, propagandas, “ou qualquer alusão publicitária ao filme” na plataforma e em qualquer outro meio de divulgação. Na decisão ele afirma que, nessa fase do processo, ainda não há como decidir se houve incitação ao ódio público por parte da produtora e “com quem está a razão”, mas para “acalmar os ânimos” da sociedade entende ser “mais adequado e benéfico” suspender a exibição.

“Por todo o exposto, se me aparenta, portanto, mais adequado e benéfico, não só para a comunidade cristã, mas para a sociedade brasileira, majoritariamente cristã, até que se julgue o mérito do Agravo, recorrer-se à cautela, para acalmar ânimos, pelo que condedo a liminar na forma requerida”, diz um trecho da decisão. A produtora disse ao GLOBO que ainda não foi oficialmente notificada sobre a suspensão. 

Assista o vídeo: