Reprodução/ Programa Eleitoral – Francischini (PSL): Cartão Cidadão para concentrar todas as informações individuais e serviços da prefeitura

O candidato do PSL à prefeitura de Curitiba, deputado estadual Fernando Francischini, pretende usar a tecnologia para melhorar serviços de saúde, segurança, educação e incentivar o empreendedorismo. Através do programa “Curitiba Inteligente”, operando em ambiente 100% digital, ele acredita que a cidade voltará à cena internacional, atraindo investimentos.

“Com a pandemia fomos obrigados a mergulhar na tecnologia. Isso vai ser muito importante para a grande revolução que vamos fazer em Curitiba”, avalia Francischini. “Vamos simplificar a vida de quem quer empreender, acelerar o desenvolvimento de startups e usar a inteligência artificial em vários setores”, defende.

Francischini pretende criar o Cartão Cidadão, concentrando todas as informações individuais e serviços da prefeitura. Todas as ações estarão conectadas por essa plataforma, compondo uma rede integrada de dados, informatizada e digitalizada, na palma da mão, segundo ele.

O cidadão terá, por exemplo, acesso à Plataforma de Mobilidade Integrada, Sistemas de Controle de Tráfego, Telemedicina, Serviços de Assistência Social, inclusão da pessoa com deficiência (cadastro), chamada online nas escolas, entre outras opções. “A pessoa será capaz de otimizar desde o atendimento nos postos de saúde com o prontuário médico eletrônico, como a escolha do melhor transporte com informações de valores, tempo, percurso e até a pessoas dentro de um ônibus”, explicou.

Para tudo isso ser possível, será desenvolvido um programa de expansão do acesso gratuito de internet para áreas desfavorecidas de Curitiba, o Programa Curitiba Digital (PCD), afirma. Será criada a Secretaria de Tecnologia e Gestão Digital, integrando os programas e projetos de todas as entidades, diz o candidato.