Franklin Freitas

Seis notas fiscais pagas pelo gabinete do deputado federal Fernando Francischini (PSL-PR), publicadas pelo portal UOL, apontam que o parlamentar destinou R$ 24 mil de sua cota parlamentar, no período entre dezembro do ano passado e abril deste ano, para uma empresa em nome de um casal que administra uma rede de sites apontados como veículos que propagam "fake news". Francischini é pré-candidato ao Senado pelo PSL do Paraná. 

As notas aparecem no Portal de Transparência da Câmara dos Deputados e foram emitidas pela empresa Novo Brasil Empreendimentos Digitais para "divulgação da atividade parlamentar". Foram pagos R$ 4 mil mensais entre dezembro e março, e outros dois pagamentos no mesmo valor foram realizados em abril.

A Novo Brasil Empreendimentos Digitais tem como sócios registrados junto à Receita Federal a advogada Thais Raposo Chaves e seu marido, Ernani Fernandes. Ernani também aparece como responsável pelo domínio do site de conteúdo político engajado Folha Política (que não tem nenhuma relação com o Grupo Folha). Desde dezembro, a Folha Política publicou em suas páginas diversos textos em que cita o deputado Francischini. Eles têm títulos como "Delegado Francischini fala 'na lata' o que pensa de Lula" ou "Delegado e Bolsonaro apresentam projeto de lei para acabar com privilégios para ex-presidentes".

Em janeiro, o site também publicou um vídeo com o título "URGENTE: Em transmissão ao vivo, Bolsonaro anuncia candidatura pelo PSL". Além de companheiro de partido, Francischini é um dos principais aliados políticos do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ), pré-candidato à Presidência da República.

Questionada sobre as notas fiscais, a assessoria de Francischini disse que Ernani Fernandes "presta consultoria em redes sociais e edita alguns vídeos para publicação" nos perfis do deputado e que os pagamentos não têm nenhuma relação com os sites da rede administrada pelo casal.

Segundo a assessoria do deputado ao UOL, Ernani foi indicado para prestar serviços ao parlamentar por "uma questão de afinidade de conteúdo" em temas como combate à corrupção, oposição ao PT e apoio à Operação Lava Jato.

A Folha Política, assim como diversos outros sites semelhantes como Política na Rede, Correio do Poder, Crítica Política, Folha do Povo e Gazeta Social, se apresenta como um veículo administrado pela Rede RFA (Raposo Fernandes Associados) –uma combinação dos sobrenomes de Ernani e Thais.

De acordo com a reportagem do UOL, o grupo também administra as páginas no Facebook dos sites citados acima e outras como MCC – Movimento contra Corrupção (a maior delas, com mais de 3,5 milhões de seguidores), Juventude contra Corrupção, Juiz Sergio Moro – O Brasil Está com Você, Apoio ao Moro e Movimento Democracia Participativa, além do perfil oficial do ator Alexandre Frota na rede social e do canal Ficha Social, no YouTube, entre outros.

Leia a matéria completa no UOL