Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Uma reportagem publicada nesta sexta-feira pelo jornal Estadão aponta que integrantes da inteligência do governo federal acreditam já teria se esgotado o “arsenal do The Intercept contra Moro”. Nas últimas semanas, o jornal, que tem Glenn Greenwald como editor, publicou uma série de reportagens com diálogos privados que teriam sido mantidos pelo ex-juiz e hoje ministro da Justiça Sergio Moro, colocando em xeque a imparcialidade de Moro no julgamento de Lula e outras ações da Lava Jato, inclusive apontando a existência de um conluio entre o juízo e o Ministério Público Federal.

Segundo o Estadão, os próximos “capítulos” da Vaza Jato, nome dado a série de reportagens do The Intercept (que agora conta com a parceria de outros jornais, como a Folha de S. Paulo, a Veja e a Bandnews/Reinaldo Azevedo), trariam apenas conversas entre Deltan Dallagnol e outros procuradores.

Pelo Twitter, Greenwald reagiu à publicação do Estadão. No primeiro post, publicado há seis horas, o jornalista escreveu: “O desespero aqui é triste. Vamos esperar até o final do dia – hoje – e depois me dizer se o que o @Estadao publicou aqui hoje é verdade ou não. Eu acho que a resposta será bem clara.”

Confira a reportagem completa e os Tweets feitos por Greenwald sobre o assunto no blog Política em Debate