José Lázaro Jr./CMC – Herivelto e o presidente da Câmara

O jornalista Herivelto Alves de Oliveira tomou posse como vereador da capital, hoje, na presidência da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Ele assume o posto deixado por Helio Wirbiski, que foi nomeado na segunda-feira como diretor-presidente do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte (IPCE), pelo governador Ratinho Júnior. Oliveira é o primeiro suplente do PPS, partido de Wirbiski.

A posse foi conduzida pelo presidente do Legislativo, Sabino Picolo (DEM), que falou sobre a importância de os vereadores trabalharem por toda a cidade e atenderem às demandas da sociedade. “Somos vereadores da cidade de Curitiba. Não tem esse negócio de sou vereador daqui e dali. (Pode até ter) mais afinidade com um segmento, ou um bairro, mas somos representantes da cidade toda. Onde tiver alguém que precisar do seu trabalho, você tem obrigação de atender”, disse. “Sempre vi nele um jornalista sério, competente, focado na justiça, e isso pra mim, que também sou jornalista, é fundamental”, emendou Tito Zeglin (PDT), primeiro vice-presidente da CMC.

Para Oliveira, a função dele, enquanto jornalista, sempre foi “atender pessoas” e que a televisão tem potencial de conseguir resolver estes problemas. “Eu saí da RPC, depois fiquei um tempo na RIC, e tenho uma empresa de comunicação. Depois de algum tempo comecei a sentir falta desse trabalho que eu fazia na televisão, de ser relevante para as pessoas. Por isso tentei a eleição em 2016. Assumo esta vaga com vontade de trabalhar, atender a cidade, esse é o meu objetivo, e espero contar com a ajuda de vocês”, afirmou.

A situação da população de rua e o trânsito da cidade foram elencados pelo novo vereador como temas que devem mobilizar seu mandato. “Temos um número grande de pessoas morando nas ruas. Precisamos unir esforços para tirar as pessoas das ruas e permitir que tenham uma vida digna”, exemplificou. Ele acrescentou que, além de fazer leis, os vereadores devem discutir os problemas da cidade.

Sobre o posicionamento político, Oliveira diz que não quer “votar tudo favorável à prefeitura”. “Mas também não quero ser aquela pessoa do contra, só por ser do contra. É uma questão de bom-senso. Se a prefeitura faz coisas boas, coisas legais, você está com a prefeitura. Se faz algo do qual você discorda, você discute, para mudar o argumento. É assim que a gente faz política. Não vou me colocar agora como oposição nem situação do prefeito, me coloco neste momento como situação da cidade”, disse.

Experiência – Jornalista há 30 anos, Herivelto Oliveira graduou-se em Comunicação Social na Universidade Federal do Paraná UFPR. Começou na carreira como estagiário no Departamento de Comunicação da Rede Ferroviária Federal, em 1986. No mesmo ano foi para a televisão, primeiro como repórter da TV Curitiba, e depois como repórter da TV Paranaense (RPCTV), afiliada da Rede Globo. Lá trabalhou até 2013, como repórter, editor e apresentador de telejornais, como Bom Dia Paraná e Paraná TV. Também foi coordenador de treinamento e do núcleo de eleições. Por dois anos, foi editor e apresentador do telejornal Paraná no Ar, na RICTV, afiliada da Rede Record.

Ultimamente dedica-se à empresa Sobrequasetudo Comunicação e Arte, especializada em treinamento para pessoas que precisam melhorar a performance para entrevistas à imprensa. Criou, no Youtube, o canal Brasil de Cor para “dar visibilidade e oportunidade a negros brasileiros”. Na última eleição municipal, em 2016, Oliveira fez 5.368 votos, ficando como primeiro suplente do PPS. Ele foi candidato a deputado estadual no ano passado, obtendo 20.795 votos. Herivelto Oliveira tem 55 anos de idade e é natural de Curitiba.