reprodução/vídeo – Porta dos Fundos: pedido retirada do ar havia sido negado em primeira instância

O desembargador Benedicto Abicair, da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RJ (TJ/RJ) determinou que a produtora Porta dos Fundos e a Netflix terão de retirar do ar o “Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo”, divulgado na plataforma de streaming desde o final de dezembro. A informação é do colunista Alcemo Gois, do jornal O Globo. A decisão atende pedido a Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura, negado em primeira instância. 

“Por todo o exposto, se me aparenta, portanto, mais adequado e benéfico, não só para a comunidade cristã, mas para a sociedade brasileira, majoritariamente cristã, até que se julgue o mérito do Agravo, recorrer-se à cautela, para acalmar ânimos, pelo que concedo a liminar na forma requerida”, escreveu o juiz no despacho. 

O episódio se passa no aniversário de 30 anos de Jesus e satiriza seu retorno após 40 dias de jejum no deserto. No vídeo, Jesus, interpretado por Gregório Duvivier, tem um amigo interpretado por Fábio Porchat, com quem vive um romance, e José e Maria contam para o filho que Deus é seu verdadeiro pai. 

No último dia 24, a sede da produtora foi alvo de um atentado no Rio. Localizada no Humaitá, na zona sul, a produtora teve sua fachada atingida por coquetéis molotov. Um dos suspeitos pelo ataque – Eduardo Fauzi Richard Cerquise, está foragido desde o último dia 30 de dezembro, quando a Polícia Civil tentou cumprir mandado de prisão contra em quatro endereços ligados a ele no Rio de Janeiro, mas não o encontrou. Depois, descobriu-se que Fauzi havia embarcado para a Rússia um dia antes de sua prisão ser decretada.