Política em Debate

Publicidade

Osmar Dias critica aumento de 15% na conta de luz

Em postura oposicionista clara, o ex-senador Osmar Dias (PDT), pré-candidato ao governo do Paraná, gravou vídeo, divulgado nesta quarta-feira (20) na internet, para criticar o aumento de 15,06% na conta de energia elétrica no Estado. Segundo o pedetista, o aumento é resultado de "falta de competência para governar". 

O aumento na conta de luz para consumidores residenciais atendidos pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) passa a valer a partir de 24 de junho. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o aumento nessa terã-feira (19). A conta média ficará R$ 17 mais cara, passando para R$ 143. 

A Copel garante que do total do aumento autorizado pela Aneel apenas 0,31% corresponde ao custo operacional da empresa. “Grande parte do aumento é consequência dos preços dos contratos de compra de energia, ajustados pela inflação e agravados pela falta de chuvas nos últimos anos. Além disso, o aumento do encargo da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo gerido pelo governo federal, também pesou neste aumento”, diz nota da companhia.

 

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES