Em postura oposicionista clara, o ex-senador Osmar Dias (PDT), pré-candidato ao governo do Paraná, gravou vídeo, divulgado nesta quarta-feira (20) na internet, para criticar o aumento de 15,06% na conta de energia elétrica no Estado. Segundo o pedetista, o aumento é resultado de "falta de competência para governar". 

O aumento na conta de luz para consumidores residenciais atendidos pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) passa a valer a partir de 24 de junho. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o aumento nessa terã-feira (19). A conta média ficará R$ 17 mais cara, passando para R$ 143. 

A Copel garante que do total do aumento autorizado pela Aneel apenas 0,31% corresponde ao custo operacional da empresa. “Grande parte do aumento é consequência dos preços dos contratos de compra de energia, ajustados pela inflação e agravados pela falta de chuvas nos últimos anos. Além disso, o aumento do encargo da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo gerido pelo governo federal, também pesou neste aumento”, diz nota da companhia.