Foto: Beto Oliveira/Agência Câmara

Apontado pela ONG Ranking dos Políticos como o parlamentar paranaense que mais faltou nos últimos quatro anos na Congresso Nacional, o deputado federal Hidekazu Takayama (PSC) afirmou em nota nesta segunda-feira (17) que "suas faltas foram devidamente justificadas".

Conforme a ONG, Takayama faltou 115 vezes no período. O site da Câmara aponta que 19 dessas faltas não foram justificadas. Na nota, o deputado e candidato à reeleição lembra que passou por cirurgia cardiaca e que se ausentou por determinado período. 

Leia a íntegra:

"Nota à Imprensa 

Com relação a matéria intitulada “Bancada do Paraná faltou mais de 1.100 vezes no Congresso”, publicada na última sexta-feira, 14, pelo site Bem PARANÁ, o deputado Federal Takayama vem a público esclarecer:

1º- Em relação às faltas do parlamentar nas sessões do Congresso Nacional no período de 2015 a 2018, suas faltas foram devidamente JUSTIFICADAS através de atestados, decorrentes de tratamento médico,  protocolados na Câmara dos Deputados no período mencionado. 

2º- Em 2015, o parlamentar sofreu um ENFARTE e passou por uma cirurgia para implantação de uma Ponte de Safena e Mamaria tendo se recuperado numa Unidade de Tratamento Intensivo – UTI, razão essa pela qual não compareceu em algumas sessões do Congresso Nacional.

3º-  O deputado Takayama é Presidente das frentes BRASIL–JAPÃO e BRASIL-PARAGUAY e também é Titular das Comissões
CCTCI – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA e do MERCOSUL e Suplente das Comissões CE, CIDOSO, CEPREVI, PEC18115,PL631405, PL658313 e, em diversas oportunidades, se faz necessária sua ausência para cumprimento de missões oficiais do Congresso, pelas frentes e comissões citadas! Todas, também devidamente registradas no Congresso através de seus relatórios de viagem! 
4º- Em momento algum, o veículo BEM PARANÁ, entrou em contato com o parlamentar ou sua assessoria para ouvi-lo ANTES da publicação! 

5º- Após a publicação de sexta, 14, a assessoria do deputado entrou em contato com o veículo que hoje, 17, publicou nova nota online e impressa, onde insiste que o parlamentar é o mais faltoso mesmo tendo este, através de sua assessoria, enviado link do portal da Câmara onde constam apenas 19 faltas injustificadas e, ainda, tendo sido esclarecido que o parlamentar passou por mais de uma intervenção cirúrgica no período. Todos os atestados foram devidamente protocolados na Câmara dos Deputados e estão à disposição de todos os interessados! 

6º- Sabendo que é obrigação da imprensa trabalhar com a verdade dos fatos, o Deputado Takayama vem, por meio do seu direito de resposta, solicitar a publicação desta nota na íntegra, a fim de evitar danos à sua imagem, bem como o enfraquecimento de seu trabalho de anos na Câmara, em prol da população do Paraná! 

PARANÁ, 17 de setembro de 2018. 
Deputado Federal Takayama (PSC/PR)"