Moreira Mariz/Agência Senado – Alvaro Dias: “é preocupante ver que o país

Em nota divulgada hoje, o líder do Podemos no Senado, Alvaro Dias, afirma que a democracia no Brasil está “sob ataque”, em razão de “ameaças públicas” de enfrentamento “aos poderes constituídos”. Na nota, o partido afirma que não há espaço na democracia para “brechas autoritárias”.

O texto começa citando as mortes de milhares de pessoas por conta do coronavírus. “É preocupante ver que o país, em meio ao caos causado por essa pandemia, caminha para uma crise política com efeitos sobre a democracia”, avalia.

“Os mais recentes acontecimentos sinalizam que as instituições que fornecem a base da democracia estão sob ataque”, considera a legenda. “Ameaças públicas explícitas de enfrentamento aos poderes constituídos, à liberdade de imprensa e ao pleno funcionamento das instituições não coadunam com a ideia de Estado Democrático”, defende.

O Podemos diz não se admitir na relação entre os poderes, “usurpações que possam comprometer o exercício das atribuições constitucionais que lhes compete exercer”.