Divulgação / Ratinho Jr

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, do PDT, partido coligado ao MDB do candidato ao governo João rruda, oficializou, na noite de quarta-feira (5), apoio à candidatura de Ratinho Junior (PSD) ao Palácio Iguaçu. Mais que isso. Maia atuará na campanha de Ratinho Jr como coordenador político da região.

Arruda disse que esperava apoio de Maia. "Vemos essa postura com tristeza. Sendo do PDT, esperávamos que ele acompanhasse o partido e coligasse conosco, principalmente após a desistência do Osmar. Mas ele deve ter tido os motivos dele", afirmou. 

Ulisses Maia disse que considera o compromisso de Ratinho Jr. "Decisões devem ser tomadas sempre em perspectiva e, no caso do nosso apoio à candidatura de Ratinho Junior ao governo do Estado, consideramos, em primeiro lugar, seu compromisso com transformações urgentes na condução do Paraná e de suas demandas. Apoiamos a renovação de ideias e propostas e Ratinho Junior é representativo dessa convicção para a construção de um Estado mais desenvolvido”, declarou o prefeito. 

Até a desistência do ex-senador Osmar Dias (PDT) da corrida pelo govenro, Ulisses Maia se mantinha fiel. Após Arruda assumir o posto de candidato na chapa MDB/PDT/PCdoB, Maia demorou a se manifestar. Agora, revelou sua preferência. 

O anúncio foi feito durante o encontro de Ratinho Junior com mais de mil pessoas, entre lideranças políticas e apoiadores da região, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro. Na ocasião o candidato comentou a adesão de Maia à campanha.

“É um ato importante, tanto pela liderança que Ulisses Maia representa, quanto pelo trabalho que ele vem desenvolvendo na Prefeitura de Maringá. Em um ano de mandato, com medidas como o corte de cargos comissionados, o prefeito conseguiu reduzir custos e fazer com que a cidade fechasse as contas de 2017 com superávit de 20%. Maia faz parte de uma nova geração de prefeitos e políticos que tratam a gestão pública com seriedade. É um orgulho ter o prefeito de Maringá na campanha, especialmente neste momento em que as pesquisas confirmam crescimento nas intenções de votos”, afirmou Ratinho Junior. 

Desde que assumiu a prefeitura de Maringá, em 2017, como oposição a Silvio Barros (PP), irmão do deputado federal Ricardo Barros (PP) (marido da governadora Cida Borghetti), Maia reatou a relação que tinha antes. Já havia sido chefe de Gabinete de Ricardo Barros na prefeitura. Virou oposição quando assumiu a presidência da Câmara Municipal, posição que precedeu sua eleição como prefeito. Agora, após a divulgação da segunda pesquisa Ibope, escolheu Ratinho Jr. Maia joga no time que está ganhando. 

O PDT não se manifestou sobre a postura do prefeito.