Política em Debate

Publicidade
Polêmica

Proibição de consumo de bebidas alcoólicas nas ruas de Curitiba avança na Câmara

Projeto proíbe consumo de bebidas alcoólicas nas ruas entre as 2 horas da madrugada e as 8 horas da manhã
Projeto proíbe consumo de bebidas alcoólicas nas ruas entre as 2 horas da madrugada e as 8 horas da manhã (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A comissão de Saúde da Câmara Municipal de Curitiba aprovou, hoje, parecer favorável ao projeto da vereadora Julieta Reis (DEM), que pretende proibir o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas da Capital paranaense entre as 2 horas da madrugada e as 8 horas da manhã. A proposta já havia sido aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa. Agora, deve passar ainda por análise da Comissão de Direitos Humanos Defesa da Cidadania e Segurança Pública antes de ser votada em plenário. Na comissão de Saúde, o projeto recebeu parecer favorável apresentado pelo relator vereador Ezequias Barros (PRP). 

A vereadora alega que a medida seria uma forma de “coibir o tumulto e a perturbação do sossego” causados pela aglomeração de pessoas na rua. O projeto prevê a exceção em caso de eventos especiais, que deverão ser flexibilizados pela prefeitura. “O que vale mais? A liberdade de consumir bebidas alcoólicas em logradouros públicos ou a preservação da saúde, a redução da criminalidade e um trânsito menos violento?”, argumenta Julieta, na justificativa. 

DESTAQUES DOS EDITORES