Divulgação / Ratinho Jr

O PPS, cujo presidente no Paraná é o deputado federal Rubens Bueno, está mais próximo de oficializar coligação à candidatura do deputado estadual Ratinho Junior (PSD), segundo pessoas ligadas a Ratinho. O pré-candidato ao governo alega ter ligação histórica com a legenda, foi eleito deputado federal em 2006 pelo PPS, seu primeiro partido, além de afinidade ideológica com Rubens Bueno.

Com isso, ele supera a pré-campanha da governadora Cida Borghetti (PP) à reeleição. Cida arrancou em abril com o maior número de partidos na coligação, como herança da base do ex-governador Beto Richa (PSDB). De lá pra cá, Ratinho Jr. foi o pré-candidato que mais atraiu novos aliados, desfalcando os concorentes.

Agora, Ratinho se igualaria a Cida com oito partidos confirmados na chapa. Ficaria com PSD, PSC, PV, PSL, PRB, PR, PHS, AVANTE e PPS. Enquanto Cida teria PP, PSB, DEM, PROS, PTB, PROS, PMB e PMN.

Osmar 

A negociação para que o PPS integrasse a chapa do ex-senador Osmar Dias (PDT) ao governo teria naufragado. Rubens Bueno conversou com Osmar na semana passada e o empecilho para aliança seria o senador Roberto Requião (MDB), que por outro lado também tem se distanciado de Osmar, talvez para liberar o pedetista para negociações.

Osmar tem até agora uma chapa PDT/SDD/PPL, e aproximação com Podemos, partido de seu irmão, senador e presidenciável, Alvaro Dias. Até agora, no entanto, a ordem no Podemos é de neutralidade.

Cida e Richa 

O PSDB, do ex-governador Beto Richa, pré-candidato ao Senado, ainda não definiu, embora sua base tenha migrado em grande parte para o apoio à Cida. O próprio Richa, presidente do PSDB do Paraná, já adimitiu em entrevista ao Bem Paraná que poderia lançar candidatura “avulsa”, deixando os tucanos em uma situação neutra. 

Faltam pouco mais de duas semanas para o início das convenções partidárias e o cenário começa a ter pendências preenchidas. Apesar disso, ainda há diversas possibilidades de alianças indefinidas. Ratinho Jr, por exemplo, tem pelo menos seis nomes cotados para vice em sua chapa. 

PT/PCdoB

Outro partido ainda com rumo indefinido no Paraná é o PCdoB. O presidente da legenda no Paraná, Edson de Souza, de Cascavel, esteve em Curitiba na semana passada e voltou para o Oeste do Estado sem uma definição.

Com isso, o PT caminha para  o lançamento de chapa pura na corrida pelo Palácio Iguaçu com o ex-deputado Doutor Rosinha como candidato e Anaterra Viana, que é vice-presidente do PT de Curitiba, na vice. Rosinha, no entanto, ainda considera uma aliaça. “Ainda em conversa com o PCdoB”, afirma.

Os demais pré-candidatos são o servidor público Professor Piva (PSOL), que deve contar com apoio do PCB, o ex-vereador de Curitiba Jorge Bernardi (REDE), e o empresário Geonísio Marinho (PRTB).

Cenário 

Cida Borghetti PP, PSB, DEM, PROS, PTB, PROS, PMB, PMN.

Ratinho Junior PSD, PSC, PV, PSL, PRB, PR, PHS e PPS

Osmar Dias PDT, SDD, PPL

Professor Piva PSOL, PCB

Doutor Rosinha PT

Jorge Bernardi REDE

Geonísio Marinho PRTB

Indefinidos

PSDB

MDB

PCdoB

PODE