Foto: Jaelson Lucas/ANPr

A Coligação Paraná Inovador, do candidato ao governo do Paraná Ratinho Junior (PSD), entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), nesta quinta-feira (13/9), contra o prefeito de Curitiba Rafael Greca e governadora Cida Borghetti (PP), candidata à reeleição, por divulgação de matérias e imagens em favor dos políticos "travestidas de publicidade institucional na página da Prefeitura Municipal de Curitiba".

Além de Greca e Cida, são alvos da ação o vice na chapa ao governo Coronel Malucelli (PMN) e o secretário de Comunicação Social da Prefeitura, Israel Reinstein.

De acordo com advogados de Ratinho Jr, Greca desde o final de 2017 já havia anunciado que caso Cida Borghetti fosse candidata ao governo do estado em 2018 teria seu apoio pessoal na campanha. Para Ratinho Jr, a manifestação utilizou da máquina pública municipal, especialmente da Secretaria da Comunicação, para promover a imagem de Rafael Greca, Cida Borghetti e enaltecer seus feitos em relação à parceria entre Estado e Município.

Em uma busca apurada no banco de notícias da Prefeitura de Curitiba a coligação de Ratinho Jr encontrou mais de 260 imagens, e ainda, verificou que cada imagem ou grupo de imagens está relacionada com uma notícia ou chamada divulgada na página da Prefeitura, demonstrando que o Prefeito colocou toda a estrutura de comunicação municipal em proveito da campanha da Governadora.

Por isso, segundo os advogados Gustavo Guedes e Paulo Valério, da campanha de Ratinho Jr, “trata-se de procedimento flagrantemente violador do princípio da isonomia entre os candidatos, perpetrado pelo abuso de poder político, de autoridade e econômico, a partir da utilização da coisa pública em favor da Governadora e sua coligação.”

Outro lado

A advogada Carla Karpstein, que defende a campanha de Cida Borghetti, afirmou que a ação é baseada em uma ficção. "Buscaram fotos do ano passado, do começo do ano, quando Cida era governadora em exercício. Estão criando uma tese para forçar a Justiça Eleitoral a decidir sobre uma coisa que não tem cabimento. Fazem uma confusão entre publicidade institucional, que é permitida. Rafael Greca não está na eleição", afirma. 

A assessoria da prefeitura de Curitiba e do prefeito Rafael Greca informaram que ainda não foram notificados da ação e que comentariam quando fossem oficiados.