Franklin de Freitas

Em levantamento de quantos seguidores de cada presidenciável nas redes sociais são robôs, o jornal Folha de S. Paulo aponta que em primeiro lugar ficou o senador Alvaro Dias (PODE). Segundo o botometer, sistema utilizado no levantamento, 64% dos seguidores de Alvaro no Twitter são robôs.

Em reação nas redes sociais, o senador paranaense afirma que desconhece o uso de robôs e criticou o jornal por usar um robô para medir o uso de robôs. No Facebok,  acusou o jornal de propagar fake news. "O estudo não analisou os 409 mil seguidores de Alvaro Dias. A pesquisa se limitou a uma amostra de 5,5%", escreveu. O senador publicou a íntegra de um estudo que teria servido de base para a matéria. 

A reportagem diz que mais de 60% dos quase 410 mil seguidores no Twitter de Alvaro, são, na verdade, perfis robôs, controlados automaticamente por terceiros.

A análise foi feita pelo Instituto InternetLab, centro de pesquisas dedicado a temas do direito e da tecnologia. Segundo a organização, há indícios de compra de seguidores para o candidato com o objetivo de inflar artificialmente sua reputação na rede.

A análise foi feita a partir de ferramenta chamada Botometer, da Universidade de Indiana (EUA). A tecnologia usa inteligência artificial para analisar o comportamento de contas na rede, considerando fatores como padrões de postagens e horários em que são feitas. Com ela, a organização mediu o percentual de prováveis robôs que seguem os presidenciáveis. Alvaro Dias foi o único com mais da metade de seguidores robôs.

O segundo com maior percentual de robôs seguidores é Geraldo Alckmin, do PSDB, com 45,8%.