Divulgação

A secretária municipal Gisele Colombari Gomes, da Secretaria da Educação de Maringá, no Noroeste do Paraná, teria apresentado um falso título de “Mestre em Ciências da Educação”, supostamente emitido por uma universidade sediada em Portugal, para compor seu currículo publicado no site oficial prefeitura da cidade.  

Nota oficial do governo de Portugal, enviada ao site i44 News pelo gabinete do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) daquele país, informa que a Universidade Internacional de Lisboa – instituição que teria emitido a titulação atribuída a Gisele “nunca foi autorizada a funcionar com cursos de mestrado durante o seu período de entre 1986, data do seu Reconhecimento de Interesse Público, até 2009, data encerramento compulsivo.”

Logo após a indicação de Gisele para ocupar o cargo, no início de março, a assessoria de imprensa da prefeitura de Maringá foi questionada sobre a validade legal do ensino já que a secretária da Educação não atendeu a reportagem. 

Em resposta, segundo o site, os assessores informaram que Gisele havia frequentado o curso e a titulação era aceita pelo município. Mesmo com a dúvida, o título de “Mestre em Educação” passou a constar como currículo no site oficial da prefeitura.

Gisele – que tem formação reconhecida em Direito pela Universidade Estadual Maringá (UEM) – pode ter sido vítima da Universidade Internacional de Lisboa. A instituição foi denitivamente fechada em 2009 pelo governo português por “não se vericar pressuposto legal de reconhecimento dos estabelecimentos de ensino superior pri acordo com relatório da inspeção geral do MCTES”.

Leia a matéria completa