Divulgação

Em razão da pandemia causada pelo Covid-19, o treinamento dos mesários que vão atuar nas próximas eleições será realizado, pela primeira vez na história, na forma on-line, pela plataforma Google Classroom. O curso estará disponível a partir do dia 17 de agosto para acesso externo. As gravações começam nesta segunda-feira (03), nos estúdios do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba.

O presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, destaca que o objetivo é preservar a saúde de todos os envolvidos no processo eleitoral, respeitando as recomendações de isolamento social. Além disso, o presidente vê o treinamento como uma experiência importante. “Caso seja positivo, e acreditamos que será, o treinamento virtual pode ser repetido em outras eleições, independentemente de pandemia, eis que as novas tecnologias devem servir exatamente para facilitar a vida das pessoas”, diz.

O diretor-geral do TRE-PR, doutor Valcir Mombach, lembra que uma das vantagens do formato EAD (Ensino à Distância) é a flexibilidade que o mesário terá para escolher o melhor horário para realizar o treinamento, sem a necessidade de deslocamento até o fórum eleitoral. “Outra vantagem é que o curso contará com instrutores preparados, que conhecem profundamente o processo eleitoral, além de farto material digital para apoio, inclusive vídeos ilustrativos”, afirma.

A convocação dos mesários para as eleições municipais deste ano começa a partir do dia 18 de agosto e vai até 16 de setembro. Deverão ser convocados quatro mesários por seção eleitoral. Considerando a previsão de instalação de 22 mil seções eleitorais em todo o Estado, haverá neste ano aproximadamente 88 mil mesários no Paraná.

Grupo de trabalho

Serão abordados na capacitação os procedimentos a serem adotados nas seções eleitorais, além das medidas sanitárias de segurança. O conteúdo do treinamento foi desenvolvido por servidores da Justiça Eleitoral do Paraná que participam de um grupo de trabalho, formado pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), pela Coordenadoria de Planejamento Estratégico (COPE) e por servidores de zonas eleitorais de Curitiba e do interior.

Mesário Universitário

Para estimular a participação dos jovens no processo eleitoral, o TRE-PR lançou o projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral, que oferece, no mínimo, 30 e 60 horas extracurriculares aos estudantes das instituições conveniadas que trabalharem no primeiro ou nos dois turnos das eleições, respectivamente. Podem aderir ao projeto todas as instituições de ensino superior do Estado, que receberão o Selo Universidade Amiga da Justiça Eleitoral.

Segurança

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o TRE-PR, em conjunto com órgãos de saúde e especialistas da área, estão empenhados em encontrar alternativas para proteger mesários e eleitores no dia da votação em relação à pandemia do Covid-19. As principais medidas definidas até o momento são distribuição de máscaras e luvas para mesários; fornecimento de álcool em gel para mesários e eleitores; exclusão da identificação biométrica, evitando aglomerações de pessoas nas filas de votação; e colocação de faixas para demarcação de distanciamento social nas filas.