Sandro Nascimento / Alep

Um pedido de vistas do deputado Tadeu Veneri (PT) impediu a análise na reunião do início da tarde da Comissão de Constituição e Justiça, da proposta da governadora Cida Borghetti (PP) concedendo 1% de reposição salarial aos servidores do Poder Executivo.

O pedido de vistas impede que a proposta vá ao plenário ainda na sessão desta terça-feira (26) e, dificilmente, entrará em pauta na sessão desta quarta-feira (27), já que será realizada pela manhã em razão do jogo do Brasil contra a Croácia, às 15 horas, pela Copa do Mundo.

O presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB), disse que a votação vai ficar pra semana que vem. Segundo ele, não há como votar nesta quarta. 

Reajuste

A governadora encaminhou na segunda-feira (25) à Assembleia Legislativa a proposta de reajuste de 1% para os salários dos servidores públicos estaduais.

O Fórum das Entidades Sindicais (FES), que reúne sindicatos dos servidores públicos paranaenses, reivindica aumento de 2,76% equivalente à inflação dos últimos doze meses. 

O governo alega não ter condições financeiras de pagar a reposição, e as promoções e progressões de carreira, que deve custar R$ 280 milhões. O impasse levou a Assembleia a adiar por duas vezes consecutivas a votação de cinco projetos que prevêem o reajuste de 2,76% para os servidores do Legislativo, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública. Traiano deve manter a votação dos demais reajustes para esta terça-feira (26).

Acampados no Centro Cívico, os servidores do Executivo – que estão com os salários congelados desde 2016 – cobravam o mesmo reajuste oferecido ao funcionalismo dos demais poderes.