Me Editar
Meditar

Por: Angelita Lombarde Divino

Meditando, introspectando, ressignificando, acreditando…

Que tal iniciarmos o ano de forma auspiciosa, respirando conscientemente por apenas 3 minutos e focando na respiração?

Porque tudo se renova, quando na meditAÇÃO encontramos a AÇÃO. Sim, ela está ali, dentro da própria palavra.
Sim, me-editar é uma forma de editar-se, olhar para suas prioridades, renovar seus desejos, trazer para consciências suas habilidades, seus dons, suas vontades, suas incertezas, seus medos.

Aproveitemos este início de ano, permitindo nos renovarmos com o impulso dos céus.

Crédito: Luis Antonio Sposito

Todo novo ano recebemos doses quânticas de energia para os próximos 365 dias.
Vamos, pare agora e respire! Pise a grama!
Como você quer que seja seus próximos dias do ano?
Mentalize, visualize…Ninguém vai fazer isso por você. Só você tem este poder.

Encerre de uma vez por todas os seus julgamentos e autojulgamentos, desperte o seu olhar e pare de querer agradar as pessoas com “coisinhas”, abandone as expectativas alheias e se surpreenda com o resultado.

“Pegue toda sua sinceridade e integridade e faz uma faxina na sua casa e na sua vida”, comece pelas gavetas, nelas guardamos nossos julgamentos e condenações e deixamos de olhar para nosso próprio umbigo, deixe que nelas permaneçam apenas os sonhos desabrochados e já realizados.

Crédito: Luis Antonio Sposito

Pergunte-se:
O que realmente faz sentido pra mim?
O que me encanta nesta vida?

Como diz uma amiga astróloga, Jesana Gambi: “Baixe a casca da rigidez”.
Sim, porque alguns comportamentos são muito tóxicos, envenenam nossos dias e nossas mentes, e com essa frequência acabamos deixando alastrar essa energia por todo ambiente onde passamos mais tempo.

Observe que sempre que pedimos, ou orientamos que alguém medite, a primeira informação que chega a nossa mente é, uma pessoa sentada, postura de lótus, olhos fechados e mãos em “mudra”.

Ouvi e observei muito isso quando iniciei meus estudos sobre o autoconhecimento, yoga e meditação. “Quando vocês estiverem pensando em nada, aí sim, vocês meditarão. Esvaziem a mente”.

Me vinha a cabeça: Se eu conseguisse pensar em nada, a ação do “nada” já é um pensar, então como “não pensar em nada”?

Era orientada de uma forma e praticava de outra… Era mais forte do que eu.
Aproveitava para resolver mentalmente o que estava me incomodando naquele momento, aí depois escolhia e visualizava mentalmente um lugar para ir, e ali contemplava tudo o que sentia, percebia e via, tudo o que chegava de bom ou ruim. Mas já digo, primeiro você tem que colocar cada “monstro” no seu lugar, aí o resto é mais fácil…
E por monstro, entenda, raiva, tristeza, incomodo, contas, conversas mal digeridas, doenças e partidas das pessoas que amamos etc…

Um determinado momento a pessoa que estava conduzindo a meditação nos chamava, e lá estava eu “perdida” no local onde escolhi contemplar e experienciar. Para mim, essa era, e ainda é, a real meditação. Pode ser que alguém ainda me convença do contrário e eu sigo disponível para esse momento, porém hoje, com minha experiência e na prática de condução de meditações com meus alunos e alunas, percebo que estava certa, isso funciona e muito. Com isso fui acalentando e acolhendo a minha mente e o meu coração, consequentemente meu corpo relaxava.

Ficar na caixinha do nada não existe, isso não é meditação, está longe de ser.

Crédito: Luis Antonio Sposito

Compreenda que estar cônscio das situações, problemas e desafios, não quer dizer que concordamos, mas que as observamos, e temos um pouco mais de clareza. Deixamos de ter uma mente reativa. Nos tornamos os próprios receptores dessa reação e aí percebemos o nosso poder de ação, no pensar e no agir.

Essa escolha me levava, e ainda me leva, a ascender um “degrau” a mais na escada da evolução e do autoconhecimento, e essa é a comprovação de que nossos pensamentos e as nossas ações, geram resultados.

Acredito que a orientação básica para o ego é, não se compare com os outros, pois ao se comparar, ele se sustenta na sua vulnerabilidade. Pois todos nascemos na terra e se aqui nascemos, estamos em processo de evolução, ou ao menos é essa a pretensão. “A maturidade é inerente da condição humana, precisamos amplificar nossos sentidos para continuarmos fazendo parte desse jogo chamado, humanidade.” Como diz um dos meus professores: “No olho do furacão, um passo de cada vez, e atitude de oração”

Estamos em um movimento silencioso de pessoas verdadeiras e sinceras. Nenhum tipo de vibração fica perdido neste universo. O que você anda vibrando por aí?

Apaixone-se pela pessoa que você é!
Como fazer isso? Resgate sua criança interior.
Pule corda, tome banho de chuva, deite no chão, olhe para a lua, para as estrelas, para as nuvens e veja a beleza em suas infinitas formas. É como a canção da Alice Caymi:

“Eu quero amor
Eu quero tudo que for bem colorido
Tudo que for leve
Não me atrapalhe
Eu tenho um objetivo
E a vida é breve (…)”
(https://www.youtube.com/watch?v=kDuTFsy40Sc)

Que possamos todos ter sempre uma atitude de oração diante desse grandioso altar chamado mundo.

Crédito: Cristiane Gonçalves Martins

Gratidão por estar aqui.

Espero ser contribuição em sua jornada, afinal, “milagres compartilhados são multiplicados”.
Em nosso Sagrado Compartilhar, NOS Curamos.
Sigo na conexão e no amor que nos une.

OM

Angelita Lombarde Divino
Instrutora de Yoga e Terapeuta Integrativa
Guardiã do Movimento Sagrado Compartilhar
Canalizadora do Método RARA
Espaço Praticando o Amor – Yoga & Terapias Integrativas

https://instagram.com/angelitalombarde_yoga_terapias?igshid=1xdsabpcp9xo6

https://instagram.com/fragmentosdereconexao?igshid=gfd6mb1mq8rk

[email protected]

https://whats.link/praticandooamor

REFERÊNCIAS

Inspiração nas minhas experiências como aprendiz aqui na terra; nos meus alunos e consultantes; nas meditações e orações; nos meus professores internos e externos; na conexão com o sagrado que habita em mim, na vida, no universo, na terra, na natureza, em Deus!