Voluntários do Rotary unem forças ao redor do mundo para projetos eficazes no desenvolvimento e crescimento de comunidades socioeconomicamente vulneráveis

 

O desenvolvimento econômico e comunitário é responsável por garantir que os clubes de Rotary trabalhem em prol de fornecer meios para que as condições econômicas das pessoas pertencentes a comunidades carentes e mal atendidas pela administração pública melhorem de forma duradoura, diminuindo a pobreza. Para isto, os clubes promovem ações internas como cursos, palestras, treinamentos, visando que seus associados e voluntários sejam capazes de realizar os projetos desta área de enfoque.

 

Há, no mundo todo, 36.331 clubes de Rotary espalhados, formando uma força rotária integrada por mais de um milhão de pessoas. Pessoas estas, que, unidas e motivadas pelo senso da capacidade de melhoria humana, buscam constantemente ajudar seus semelhantes a se desenvolverem e evoluírem.

 

Com o surgimento de uma ideia de um projeto, ou com a oportunidade de acolher algum projeto já existente em determinada comunidade, o primeiro passo é o processamento da viabilidade de realizá-los, procurando garantir que tudo o que venha a ocorrer com os subsídios a serem outorgados seja feito com qualidade e eficácia. Sustentada a viabilidade e decidido a realizar o projeto, o clube de Rotary passa a promover ações de forma planejada e estruturada, a fim de atender determinada comunidade. Estas iniciativas podem envolver: captação de recursos, campanhas de arrecadação de doações, atividades de conscientização, palestras e cursos de capacitação profissional, atividades de desenvolvimento profissional, entre outras ações.

 

Todas as ações são realizadas com o propósito de garantir que as pessoas da comunidade em questão melhorem suas condições de trabalho, tenham possibilidade de conquistar alguma fonte de renda ou até mesmo aumente as possibilidades de se adequarem às ofertas de trabalho do mercado, de forma que, como consequência, haverá a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade e a pobreza será mitigada.

 

Como exemplo de projeto desenvolvido nesta área de enfoque, bem próximo a nós acontece o projeto Horta Comunitária, em Pinhais, realizado pelo Rotary Club da cidade em parceria com a Associação de Moradores do Jardim Jerivá. O projeto incentiva a alimentação saudável, sem o uso de agrotóxicos e, ao mesmo tempo, a redução dos gastos do orçamento familiar, ensinando os moradores da região a cultivar seus próprios alimentos.

 

Assim como o projeto de Pinhais, há casos de sucesso em diversas partes do mundo, afirmando a importância global desta área de enfoque. Entre muitos outros, na Nigéria, o Rotary Club de Apo, ofereceu a viúvas microcrédito e treinamento para expandirem seus negócios. Os Rotary Clubs Gubbio e Korça, na Albânia, fornecem colmeias e treinamento sobre apicultura e vendas de produtos derivados do mel a famílias para criar uma fonte de renda sustentável.

 

Por fim, deixamos o gentil convite para você, leitor, conhecer o Rotary e participar de nossos eventos. Você pode ficar ligado em tudo o que acontece por meio de nossas redes sociais (@rotary4730).

 

 

* Elane Dalpiaz, bacharela em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná, acadêmica de Direito pela Universidade Positivo e voluntária do Rotary.