Ao longo de sua trajetória, o Rotary sempre teve entre seus enfoques a prevenção, o tratamento e o compromisso com a erradicação de doenças, como a poliomielite.

 

Dentro de nossa rotina rotária, junto de nossos clubes e comunidades, é comum investirmos e encamparmos projetos que tenham como objetivo levar às comunidades informações, tratamentos, assistência médica e iniciativas de defesa à saúde e ao bem-estar social.

 

Mesmo tendo como bandeira a erradicação da poliomielite no mundo, o Rotary International também atua em frentes de combate à malária, por meio de iniciativas de prevenção e tratamento da doença; o enfrentamento ao Mal de Alzheimer e a demência, por meio de colaborações e iniciativas educacionais; estratégias e apoio às campanhas de vacinação pelo mundo e outras campanhas e projetos locais que cada distrito* desenvolve com o objetivo de atender a situações locais e regionais. 

 

Leia também: Rotary e Instituto Melanoma Brasil distribuem protetores solares para projetos sociais | Distrito 4730

 

A nossa forma de enfrentamento ao tratamento de doenças possui como cerne o cuidado ao próximo. Esse próximo que muitas vezes não tem acesso aos meios de prevenção e proteção. E bem sabemos que doenças resultam em miséria e sofrimento a milhões de pessoas por todo o mundo. Combater tais doenças é um compromisso sério para o Rotary.

 

Temos muito orgulho de termos imunizado 2,5 bilhões de crianças contra a paralisia infantil em 122 países, representando uma redução de 99,9% no número de casos mundiais, desde 1985, quando o Rotary International lançou a campanha Pólio Plus, sendo o maior esforço privado em apoio à saúde privada.

 

Leia também: Com a menor taxa de vacinação dos últimos anos, doenças quase erradicadas podem voltar a contaminar as crianças | Distrito 4730

 

Atualmente, enfrentamos uma grave crise sanitária causada pelo coronavírus SARS-COV-2, o qual causa a doença covid-19. Apoiamos todas as medidas sanitárias necessárias para que nossa população se mantenha saudável e em segurança e torcemos para que a vacinação chegue o mais rápido possível para toda a população brasileira. Como exemplo de nossas iniciativas durante a pandemia, realizamos inúmeras campanhas para que os profissionais que estão na linha de frente no combate da doença recebessem materiais de proteção, como a face shield, além de amparar a comunidade em vulnerabilidade.

 

A prevenção e o tratamento de doenças sempre serão uma bandeira para o Rotary.

 

Campanha Nacional de Multivacinação e Atualização da Carteirinha

A Campanha Nacional de Multivacinação tem como objetivo incentivar a atualização da carteirinha de crianças e adolescentes, na faixa etária entre 0 a 15 anos. A iniciativa imuniza e protege as crianças contra doenças graves como a poliomielite, tuberculose, meningite, entre outras. Neste ano, a campanha vai até 29 de outubro, com “Dia D” em 16 de outubro (sábado). Para participar, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

 

Serviço:

Data da campanha: do dia 01 até o dia 29 de outubro de 2021, com mobilização nacional reforçada no sábado (16 de outubro);

Local e horário: varia de acordo com a Unidade de Saúde Básica (UBS) de cada região, para conferir a unidade mais próxima no estado do Paraná basta acessar pac.gov.br/infraestrutura-social-e-urbana/ubs-unidade-basica-de-saude/pr

* Distrito: área administrativa do Rotary. O Distrito 4730 abrange Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais do estado do Paraná.

** Karen Cristina Borges da Silva é advogada, atuante na área trabalhista, rotariana associada ao Rotary Club Satélite de Curitiba Norte Inspiração.