O multi-instrumentista e poeta Alex Gregorio aproveitou o período de pandemia, que se arrasta em 2020, para gravar um EP com a participação de amigos e músicos curitibanos. O novo trabalho já está disponível nas plataformas digitais.

Ex-integrante de bandas como Líricos Platônicos, Vulcanióticos e Tio Amantino Trio (esta última participou de vários festivais, dividindo o palco com artistas renomados, como Zé Geraldo e Leoni), o músico estreiou sua carreira solo, lançando o primeiro EP “Composições Volume l”. O trabalho é composto de seis canções, sendo que em quatro  a cidade de Curitiba é referenciada. A imagem da capital paranaense é refletida na obra do artista, tanto pelo sotaque quanto pela sua poesia, tudo isso marcado pela forte influência do rock brasileiro da década de 1980.

Por causa do COVID 19, os músicos convidados foram chamados individualmente ao estúdio para gravar suas partes.

“O EP abre com ‘As leis do caos’, e a letra é inspirada nas teoria do caos, efeito borboleta e no momento atual. ‘Um vírus voraz capaz de virar o mundo inteiro de pernas pro ar. Uma pandemia, um pandemônio! A praga se propaga!’”, afirma o compositor sobre a canção que teve as participações especiais da cantora Aline Kavinski e de Fellipe Coleraus no beat box.

Já a faixa “Contato interestelar” é uma composição que mistura bossa-nova e rock’n roll. Um estilo bem semelhante ao desenvolvido pelos Líricos Platônicos no decorrer da década de 1990.

O trabalho contou também com o beat box de Fellipe. A canção é dedicada à filha de Alex, retratando relações de pai e filha através do tempo-espaço. A voz incidental é de Stephen Hawking.

“O sul é o meu norte!” abre a sequência de canções dedicadas à sua cidade natal. Teve a participação especial de um dos maiores ícones do rock paranaense, Fábio Elias da banda Relespública, que tocou e cantou.

“Curitiba zero grau” é uma ode a Curitiba, cita lugares e situações da gélida capital do Paraná. A letra brinca com as referências europeias em função da baixa temperatura, como em “Ouvindo Beatles” para lembrar Londres.

“Luz dos Pinhais” foi uma pequena compilação de alguns trechos do livro Luz dos Pinhais do prefeito Rafael Greca. Contou com a participação do sanfoneiro Eleandro Rocha (Jorge e Mateus, Maiara e Maraisa).

“Um uísque com Leminski” trata-se de uma declamação de vários haicais do maior poeta curitibano em ritmo de reggae.

Vale mencionar que o guitarrista Cláudio Doggy (Popelines e Duosônico) participou da gravação de quatro canções, mas a maior parte dos instrumentos foi gravada pelo próprio Alex Gregório e pelo produtor Elcio Petroski.

Com este novo trabalho, Alex valorizou ainda mais a cidade de Curitiba como cenário inspirador das composições. Um fato que aconteceu com nomes como Blindagem, João Lopes e Gerson Bientinez, que infelizmente faleceu recentemente. É mais um músico que busca em Curitiba a inspiração para fazer Rock ‘n Roll e MPB, valorizando a cultura local e sua história. “O roqueiro mais curitibano do mundo”, segundo ele mesmo!

Ouça o álbum:

https://open.spotify.com/album/45sHVyRfGXXX1dpuwRrKMa?si=SC1cGmKkSAq1HiLUrbodEA