A quarentena continua. E no Paraná as restrições de socialização aumentaram. E com ela não podemos deixar a nossa saudável prática de garimpar na internet preciosidades ao vivo do rock nacional gravadas no estado nas décadas de 80 e 90. Época de ouro do rock brasileiro. E desta vez será uma apresentação em Maringá, no distante ano de 1985.

Será o registro em áudio quase na íntegra de um show histórico do Barão Vermelho, ainda com Cazuza, no Ginásio Chico Netto.

Quem sabe um pouco de história recorda-se que 1985 foi ano da consagração do Barão Vermelho no Rock in Rio. Nas duas apresentações que realizaram em janeiro daquele ano, o grupo liderado até então por Cazuza, lançava o álbum “Maior Abandonado”, com o sucesso “Beth Balanço”. Alguns meses depois o cantor sairia para investir na carreira solo, emplacando o hit “Exagerado”.

Quem acompanhou de perto o show em Maringá comenta que a relação entre Cazuza e os demais integrantes da banda já não era das melhores. No livro “Cazuza: Só as mães são felizes”, de Lucinha Araújo (mãe de Cazuza), o guitarrista Roberto Frejat já relatava a situação.

“Todo o grupo estava com bronca dele e eu ficava no meio dessa relação. Não deixava ninguém se aproximar do Cazuza para dizer qualquer coisa, preferia fazer a intermediação. (…) Cazuza era muito ferino quando queria esculhambar alguém. Ele destruía mesmo. Depois da briga, tínhamos ainda mais dois shows para fazer no Sul, Cazuza alegou ser um profissional e prometeu cumprir sua tarefa. Foram dois shows horrorosos, em Londrina e Maringá. O clima ficou tenso, insuportável.”, diz Frejat.

No Paraná, o Barão Vermelho também tinha se apresentado na mesma época em Curitiba, onde ocorreu uma das mais famosas brigas entre Cazuza e Frejat.

Quem assistiu os shows do Rock In Rio percebeu que a apresentação realizada em Maringá segue um set list muito semelhante. Os grande sucessos como “Maior Abandonado”, “Todo Amor Que Houver Nessa Vida”, “Beth Balanço”, “Mal Nenhum (em que cita a coautoria com Lobão), “Menina Mimada”, “Um Dia Na Vida (que foi gravada no ano seguinte já sem Cazuza) e “Pro Dia Nascer Feliz”.

“Valeu Maringá. Agora uma música chamada ‘Sem Vergonha’, para quem aqui não tem vergonha na cara”, disse um provocador Cazuza em um dos seus últimos shows ao lado do Barão Vermelho.

Set List:
01- Milagres
02- Sub-Produto de Rock
03- Sem Vergonha
04- Todo amor que houver nessa vida
05- Baby Suporte!
06- Por aí
07- Um dia na vida
08- Rock’n Geral
09- Bete Balanço
10- Mal Nenhum
11- Não amo ninguém
12- Por que a gente é assim?
13- Maior Abandonado
14- Narciso
15- Menina Mimada
16- Pro dia nascer feliz

Confira o áudio na íntegra, disponível pelo canal de fãs “Codinome Cazuzeiros”:

https://www.youtube.com./watch?v=sgIIgU8d3AU