Exibir um “sorriso metálico” não é regra para quem deseja ter dentes bem alinhados. Hoje, existem alternativas para quem não quer chamar a atenção de que está usando aparelho. É o caso dos alinhadores ortodônticos transparentes (ou “invisíveis”), que têm despertado cada vez mais interesse nas pessoas por serem discretos. Como funciona? Os alinhadores possuem uma certa elasticidade e resistência. Ao ser colocado, o acessório vai “tentar” voltar à sua posição normal. Isso gera uma força leve e contínua, capaz de “levar” (aos poucos, claro) os dentes para a posição correta. O princípio é o mesmo dos aparelhos “convencionais”, e o alinhador transparente consegue corrigir muitos dos problemas que o de metal.

O alinhador pode ser usado por crianças, adolescentes e adultos. No tratamento, a pessoa vai trocando sequencialmente o alinhador conforme o problema regride, até a correção total do problema. Embora proporcionem um resultado semelhante ao dos aparelhos fixos, eles funcionam de forma completamente diferente. Os alinhadores transparentes são trocados a cada duas ou três semanas, no máximo. Já o aparelho fixo geralmente permanece o mesmo do início ao fim do tratamento, e o especialista vai fazendo os ajustes necessários. Vantagem não é só estética? Apesar de a questão estética parecer a mais atrativa, uma das principais vantagens dos alinhadores é a possibilidade de removê-los para para fazer as refeições, o que facilita a escovação e o uso do fio dental. Além de contribuir para a saúde dos dentes, isso torna mais prático o dia a dia de quem usa o aparelho.

Algumas das vantagens desta técnica são a parte estética, porque são praticamente imperceptíveis, e o conforto do paciente ao poder remover o aparelho para se alimentar e fazer a higiene.
Dra. Liliane Eller Emerick
CRO-Pr 11289