Evento gratuito na próxima terça-feira (30), em Curitiba, conta com palestras e workshops com materiais da marca Stryker, reconhecida mundialmente pela inovação em materiais médicos
Também conhecido como “derrame cerebral”, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um dos principais causadores de morte e incapacidade funcional. Dores de cabeça intensas, dormência no corpo ou alterações de fala, por exemplo, são alguns dos sinais que alertam de que algo pode estar errado.
Para debater inovações em diagnóstico e tratamento, o Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) promove, na próxima terça-feira (30), o Congresso Novas Tecnologias para o tratamento do Acidente Vascular Cerebral Agudo Isquêmico, ministrado pelo Dr. André Giacomelli Leal, neurocirurgião vascular do INC. O evento é gratuito e voltado a médicos, residentes, acadêmicos e demais profissionais da saúde. As inscrições podem ser realizadas pelo site.
Atualmente, a maioria dos AVCs são tratados com medicação. Contudo, o tratamento só é efetivo se realizado até quatro horas e meia após o início dos sintomas. Uma das técnicas que aumentam a eficácia é a trombectomia mecânica, cirurgia que consiste na colocação de um cateter na região da virilha e que é guiado até o cérebro. Com o procedimento, as taxas de sucesso em casos de atendimento de AVC podem ser elevadas.
“Essa é uma técnica nova e inovadora no mercado, e nosso objetivo com a palestra é agregar ainda mais conhecimento à comunidade médica. Por isso, abordaremos os tipos de acesso, técnicas, materiais utilizados, os benefícios e possíveis complicações, além de apontar em quais situações ela deve ser indicada”, explica o neurologista Matheus Kahakura, um dos palestrantes do Congresso.
O evento conta com a participação de neurocirurgiões, neurologistas e, também, especialistas da empresa Stryker, mundialmente reconhecida pelos produtos de inovação em tecnologia médica. Haverá ainda um workshop com equipamentos da marca, durante o Congresso.