Na quarta-feira (13), o documentário inédito “A Última Abolição”, estreia no Canal Brasil, dia que marca os 132 anos da assinatura da Lei Áurea.

O filme de Alice Gomes propõe uma análise história dos movimentos abolicionistas ao longo dos anos e discute o protagonismo dos escravos na luta pela própria liberdade, a falácia da democracia racial e o papel dos quilombos e das revoltas no processo de emancipação.

O documentário narra cronologicamente o contexto histórico e os fatores da sociedade brasileira que culminaram na abolição total da escravatura no dia 13 de maio de 1888. A partir do depoimento de especialistas em diversos campos como sociologia, história e direito, o filme constrói um painel que avalia a forma como os livros escolares foram escritos – em sua maioria, por descendentes dos opressores, não dos oprimidos. Os convidados resgatam personalidades negras fundamentais no processo de liberdade, a necessidade de reparação histórica e as dificuldades enfrentadas até hoje por eles, lembrando que o Brasil foi o último país ocidental a abolir a escravidão após cerca de 400 anos.