Helena Carnieri

Ave Lola completa 10 anos de investigação e prazer pelo teatro

Quais são as histórias que uma trupe de teatro tem para contar no decorrer de dez anos? No caso da Ave Lola, são muitas histórias engraçadas, de superação, resiliência, determinação e perseverança que construíram esse coletivo artístico curitibano. Tudo começou numa casinha da rua Portugal, um lugar modesto, de onde Ana Rosa Genari Tezza, fundadora e diretora da trupe, já conseguia enxergar o que estava por vir: um teatro com sua trupe, espetáculos autorais, jardim, comida criativa e encontros festivos. Partindo do zero, a Trupe Ave Lola, em 10 anos de existência tornou-se uma das principais companhias de teatro do país, fazendo parcerias importantes com artistas do Théâtre du Soleil (França) e Compañía Viajeinmóvil (Chile). Indo para o seu quinto espetáculo, prestes a publicar o terceiro livro, com inúmeras oficinas oferecidas e tantos outros projetos encabeçados por lideranças femininas, o grupo terá seus primeiros 10 anos vividos atrás das cortinas, em seu palco e em palcos em todo país, contados na websérie documental, “Trupe Ave Lola de Teatro - 10 anos em 5 atos”, um projeto idealizado por Larissa de Lima, coordenadora do núcleo audiovisual da companhia. O primeiro episódio estará disponível no YouTube da Ave Lola, no próximo dia 11, às 20h. 

 

Larissa de Lima, optou que as “aventuras da trupe” fossem narradas por quem presenciou e ajudou a construir esse lugar onde artistas com suas inquietações sonham e trabalham juntas e juntos, por um fazer artístico poético e humano, inserido no seu tempo histórico. Lari, como é conhecida na Ave Lola, passou a integrar o grupo, após fazer uma entrevista com Ana Rosa, no Jardim da antiga sede, para sua primeira websérie “Mulheres de Teatro”. A jovem mãe, recém-formada em jornalismo, já fazia suas investigações por seu maior entusiasmo, o teatro. “O teatro é uma arte que necessita ser registrado para a posteridade, pois as suas histórias só podem ser contadas por àquelas/àqueles que vivenciaram essa experiência. Não é como um quadro que fica exposto, uma fotografia que pode ser emoldurada. Para além desta inquietação que vem da capacidade que o cinema documental tem de registrar memórias, entrevistar pessoas ligadas às artes cênicas, principalmente as mulheres de teatro, surgiu de um interesse pessoal de entender como é possível fazer e permanecer no teatro”, explica Larissa de Lima. 

Hoje, como coordenadora de audiovisual e responsável pela comunicação da Ave Lola, Larissa de Lima lança sua terceira websérie documental “Trupe Ave Lola de Teatro - 10 anos em 5 atos", realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura de Curitiba e do Ministério do Turismo. Segundo ela, a natureza efêmera da linguagem teatral a instigou a esse tipo de registro. “Contar a história da Ave Lola através da linguagem audiovisual é um mergulho intenso em um oceano de memórias. Cada episódio revela momentos diferentes da companhia e criam um espaço de reflexão sobre a arte como um lugar de resiliência" considera Larissa de Lima.

O primeiro episódio estreará, gratuitamente, no canal de YouTube da Ave Lola (https://www.youtube.com/user/avelolacultural), no dia 11 de maio, às 20h. Logo após a exibição haverá um bate-papo online com a equipe envolvida no projeto. Os próximos quatro episódios serão lançados ao longo de três semanas, às quintas e terças-feiras nos dias 14, 18, 21 e 25.  Nos dias 18 e 25 também haverá bate-papo online com a equipe, pelo perfil de instagram da trupe (https://www.instagram.com/ave_lola/?hl=pt-br).

Serviço

Websérie: “Trupe Ave Lola de Teatro - 10 anos em 5 atos”

Quando? 11, 14, 18, 21 e 25 de maio às 20h 

Onde? YouTube da Ave Lola: https://www.youtube.com/user/avelolacultural

Bate-papos com a equipe do projeto

Quando? 11, 18 e 25 de maio às 20h30

Onde? No dia 11 de maio o bate-papo acontecerá pelo YouTube da Ave Lola logo após a exibição do Episódio 01 (https://www.youtube.com/user/avelolacultural). Nos dias 18 e 25 de maio, o bate-papo será pelo Instagram da Ave Lola (https://www.instagram.com/ave_lola/?hl=pt-br)

Contato de Imprensa: Larissa de Lima | 41-98510-6389

Equipe de criação da obra 

Roteiro, câmera e edição: Larissa de Lima

Orientação de pesquisa: Ana Rosa Genari Tezza

Roteiro e claquete: Jamilssa Melo

Trilha Sonora: Arthur Jaime e Breno Monte Serrat

Direção de Arte: Helena Tezza

Iluminação: Breno Monte Serrat

Assistência de edição: Luís Fernando Nicolosi

Comunicação: Jamilssa Melo / Larissa de Lima

Produção: Dara van Doorn

Produção Executiva: Laura Tezza

PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À

CULTURA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA, DA PREFEITURA MUNICIPAL DE

CURITIBA E DO MINISTÉRIO DO TURISMO.

TODAS AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTA OBRA SÃO DE

RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DO AUTOR.