Não é todo dia que uma amiga minha ganha o Prêmio de Melhor Curta no Festival de Gramado! Viva!! Vou ostentar, com licença.

Conheci Carol Sakura no contexto universitário e logo percebi que ela era diferente dos demais. Suas observações em sala de aula traziam profundidade teórica, sim, mas ela não era só citações.

Sua fala sempre é ilustrada por um sorriso, e a voz meiga pode falar de dores profundas.

Além da pesquisa (ela faz doutorado em Letras, na intersecção entre literatura e quadrinhos), a menina escreve.

O estilo é autobiográfico, e aqui ela parece purgar, a cada obra, um pedaço de suas dificuldades passadas.

Em “Apneia”, cujo roteiro assina, além da direção ao lado de Walkir Fernandes, ela chega ao ápice do relato memorialista, ou melhor, às profundezas.

Nas suas palavras: “Muriel não sabia nadar, tinha tanto medo. Um medo que ecoava a distância de sua mãe e trazia à tona os pavores e monstros da infância. Mergulhada em si mesma, ela busca agora a voz e o ar que sempre lhe faltou como menina e mulher.”

E é com essa delicadez, dedicação e coragem que minha amiga trouxe para Curitiba o Kikito, ou troféu, de Melhor Curta-Metragem Brasileiro do Festival de Gramado 2019.

A produção é do Dogzilla Studio e a produção executiva de E.M.Z. Camargo. Nas palavras do crítico Robledo Milani, do Rio Grande do Sul, “Apneia” é um filme que abraça o mundo, sem esforço nem exageros, pois assim o faz a partir de um olhar absolutamente íntimo”.

SERVIÇO

O filme terá duas sessões em mostra do Cine Passeio com curadoria de Marcos Jorge e do Marden Machado.

DIAS 01/09 e 10/09, às 20h30, na Sala Luz (Cine Passeio – Curitiba).

Assista ao trailer!

APNEIA – Trailer from Dogzilla Studio on Vimeo.