Bruno Mancuso

Ser imigrante são sabores novos, gente diferente, talvez amigos. Experiências que podem ser enriquecedoras, mas também desencontros.

Num sábado de sol, saí da rotina para um sofá ao ar livre feito de bambu, onde calmamente um diretor de teatro contava suas visões.

Era um ensaio da peça “Terra Nova”, que agora já estreou e fica até 15 de março no Novelas Curitibanas – Teatro Claudete Pereira Jorge.

Assistir a um trabalho em formação te coloca na posição de público especial, privilegiado, e é preciso manter uma certa pose, sobretudo preparar-se para tudo. À acompanhante, avisei: “Não sei o que farão. Pode ser que fiquem pelados.” Ela não se abalou: “Por isso trouxe um casaco.”

(Obrigada por dividir esse momento, Ana, e por todos os chás que têm nos fortalecido.)

Ali na improvisada primeira fila recebemos a proposta de Don Correa para o teatro de hoje. Cai a “quarta parede” (aquela que, num espetáculo tradicional, separa o público dos atores), e entra uma ponte do palco ao espectador, que se vê requisitado/amado/encurralado, solicitado a participar. 

Senão com respostas propriamente ditas, ao menos com um olhar ativo. Talvez canse um pouco. 

Edith Camargo e Abed Tokmaji falam em seus idiomas em alguns momentos, mas também incursionam à vontade pelo português. Eles se fazem um pouco nossos ao surpreenderem-se com coisas banais que nunca teríamos levado a um palco. E nos brindam com suas vivências emocionantes, em outra terra, com outros temores. Você não sei um expert na vida deles, mas certamente enxerga insights para aquilo que realmente importa.

Em minhas três experiências como imigrante (privilegiada, é preciso dizer), percebo que a alma pode se conhecer por estar nesse novo lugar. Mas também pode morrer aos poucos.

(Linea 98 Dayse pastasciutta Piazza dell´Unità Roland Barthes Umberto Eco l´università di Bologna mármore terracotta motorini telefonini gelato)

Serviço

Espetáculo “Terra Nova”

Quinta a domingo, às 20h. Até 15 de março.

Entrada franca, com ingressos distribuídos uma hora antes do início do espetáculo.

Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge | Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222, São Francisco – Curitiba/PR. CEP 80510-040.

Classificação indicativa: 14 anos.