Divulgação – Seis artistas e pensadores das artes escreveram textos para o livro fotográfico.

No dia 23 de agosto de 2020, às 17h, acontece o lançamento online do livro digital Gesto Contínuo da fotógrafa e artista visual Elenize Dezgeniski. A live de lançamento acontecerá pelo youtube da artista (www.youtube.com.br/elenizedezgeniski) e contará com artistas que colaboraram com a construção do livro. 

O livro Gesto Contínuo, com 256 páginas, edição da autora, foi elaborado a partir de um arquivo com mais de 800 peças teatrais fotografadas por Elenize Dezgeniski nos últimos 15 anos. Em uma narrativa não cronológica, a edição busca tornar visível os efeitos dos encontros entre as imagens, as companhias de teatro e os artistas, revelando relações possíveis entre tempo, memória e narrativa. 

A publicação conta com textos dos dramaturgos Olga Nenevê, Sueli Araujo e Márcio Mattana, do ator, pesquisador de teatro e jornalista Fernando de Proença e das artistas visuais Milla Jung e Luana Navarro. O texto de apresentação é do crítico e jornalista Valmir Santos. Todos estes artistas estarão presentes na live para falar, de modo performático, sobre o processo de criação.

Além das imagens de cena, o livro contempla imagens da Cena Expandida, que é como a autora chama os ensaios fotográficos construídos para divulgação e design gráfico dos espetáculos de que participa. Imagens que, normalmente, são construídas antes da estreia de um trabalho, mas completamente implicadas em sua dramaturgia.

O livro foi elaborado num processo contínuo de quase dois anos de trabalho, e contou com a assistência de edição da artista Lidia Ueta e da cineasta Débora Zanatta e projeto gráfico de Adriana Alegria. Gesto Contínuo é um livro-peça (montagem), atento aos sentidos dos encontros e dedicado ao tempo presente. O livro físico está disponível para compra nas livrarias Chain, Vertov, Arte e Letra, Itiban, Joaquim e na Casa Quatro Ventos.

Este projeto foi realizado com o apoio do Programa de Apoio e incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo de EBANX, Livrarias Curitiba e CEDIP e apoio de VIMO Vídeo Foto, Casa Quatro Ventos, SESI PR.

SOBRE A AUTORA

Elenize Dezgeniski é artista visual, fotógrafa e atriz. Os principais temas em seus trabalhos são a memória, a palavra, a afetividade e o corpo. Sua obra é apresentada em fotografias, vídeos, instalações, performances, práticas curatoriais, publicações e inserções em discursos/circuitos híbridos. É colaboradora em processos criativos de teatro e dança e provocadora cultural nas diversas linguagens da arte. Desde 2004 fotografa as cenas de teatro, música e dança de diversas companhias do País. Atuou como atriz no Grupo Obragem de Teatro e foi aluna do Núcleo de Estudos da Fotografia (NEF, Curitiba). Mestranda em Processos Artísticos Contemporâneos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), bacharel em Interpretação Teatral pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) com especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap).

Textos 

Olga Nenevê

Márcio Mattana

Sueli Araujo

Luana Navarro

Milla Jung

Fernando de Proença   

SERVIÇO

Lançamento do livro digital Gesto Contínuo

Dia 23 de agosto, 17h pelo Youtube

www.youtube.com.br/elenizedezgeniski